Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Pastagens perenes recebem sistema de irrigação em Assentamento de Passo Fundo
As vacas leiteiras de duas propriedades do Assentamento Bom Recreio, em Passo Fundo, não correm mais o risco de ficar sem pastagem por perdas com estiagens. Precavidos, os agricultores e irmãos Pedro e Élio Moura instalaram equipamentos de irrigação em suas propriedades, na última semana. Ambos vão irrigar pastagens perenes para o gado leiteiro, principal atividade das propriedades, já que abandonaram o cultivo de grãos, por entenderem como inviável para pequenas propriedades como a deles.

De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Adriano Nunes de Almeida, as áreas as serem irrigadas variam de 1,8 a 2,5 hectares com as pastagens perenes de verão Tifton e Aries. O investimento de cada um ficou em, aproximadamente, R$ 12 mil. Instalamos o sistema misto, um seja, a linha central é fixa e as laterais são móveis, o que garantiu um custo menor, no entanto exige mais mão de obra, explicou.

Para Fátima Vieira da Silva, esposa de Élio, isso é apenas o começo.Quero melhorar a qualidade do pasto e a genética dos animais, disse animada. Ela conta que no dia 16 de julho fez dois anos que compraram a primeira novilha. Hoje, já temos 16 vacas e quatro terneiras. Agora vamos irrigar cerca de dois hectares de pastagens, mas eu quero ampliar. Estamos investindo na atividade leiteira, que era meu sonho. Já paramos de plantar grãos porque achamos que é inviável para o pequeno produtor. Se está ruim para o grande, imagina para o pequeno. Acho que nós temos que ter de tudo um pouco. Temos mandioca, feijão, batata, moranga e galinha. A orientação técnica que recebemos da Emater é muito importante, comenta Fátima.

Em Passo Fundo, são cerca de 12 projetos de irrigação que estão em andamento, a maior parte deles destinados para irrigação de pastagens e alguns para horticultura. Para o agrônomo da Emater/RS-Ascar, a técnica da irrigação é complementar. Ela é essencial para a produção de hortaliças e muito importante para a produção de pastagens, mas tem que estar associada a outras técnicas, como por exemplo, a adubação nitrogenada. Apenas a água não faz milagre, é preciso que o solo esteja adubado, acrescentou Almeida.

Data: 29-07-2014
Fonte: Emater - RS
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra

Notícias anteriores
17-24/Fev  25/Fev-04/Mar  05-12/Mar  13-20/Mar    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br