Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Pecuária
Estado de Roraima é considerado risco médio para febre aftosa
Em reunião na manhã desta terça-feira (12), em Boa Vista (RR), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, assinou instrução normativa classificando o estado de Roraima como risco médio para febre aftosa. “Num futuro bem próximo estaremos livres da doença aqui no estado e poderemos exportar a carne bovina para o mundo inteiro”, colocou o ministro. A norma será publicada oportunamente no Diário Oficial da União.

Roraima estava classificado como alto risco. A classificação de níveis de risco por febre aftosa, de acordo com a Portaria 50, leva em consideração não só a presença do vírus ou ocorrência de casos clínicos da doença, mas também a qualidade do serviço veterinário, a situação de áreas vizinhas, a cobertura vacinal, entre outros critérios.

O último caso de febre aftosa notificado no estado ocorreu no município de Caroebe, em 2001. Há oito anos, o Brasil se mantém sem ocorrência da doença e avançou significativamente com suas zonas livres, que alcançam 77% do território nacional, com 99% dos bovinos.

De acordo com a IN 44, de 2 de outubro de 2007, para um estado ou parte dele ser reconhecido como zona livre de febre aftosa ou como zona tampão, deverá apresentar, no mínimo, classificação BR-3 (risco médio) para febre aftosa ou outra classificação de risco semelhante a que venha a ser adotada pelo Ministério da Agricultura.

Na ocasião, Geller também assinou a autorização de descentralização de R$ 650.000,00 para a ampliação das instalações da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima.

Data: 12-08-2014
Fonte: Mapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Genômica e melhoramento genético em bovinos
»Produtores rurais serão beneficiados com a distribuição gratuita de 12 mil doses de sêmen da raça Girolando
»Embrapa lança software para controle de verminose em ovinos na Agrifam
»Assentados paranaenses contarão com Salas da Cidadania para acessar serviços prestados pelo Incra
»Pastagens perenes recebem sistema de irrigação em Assentamento de Passo Fundo

Notícias anteriores
14-21/Mai  22-29/Mai  30/Mai-06/Jun  07-14/Jun    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br