Agronline
Página inicial dos artigos
Notícia
 
Agricultura
 
Agronegócios
 
Geral
Pecuária
 
Política
 
Tecnologia
 
Inicio > Geral
Palestras e plantões marcam participação da Embrapa na Expogrande que vai até o dia 17 de abril
“Ao participarmos da maior e mais tradicional feira Agropecuária de Mato Grosso do Sul estamos cumprindo um de nossos papéis que é divulgar tecnologias que incrementam a agropecuária brasileira”. Declarou o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, durante os trabalhos no Parque Laucídio Coelho em Campo Grande, MS, onde está sendo realizada a 78ª Expogrande. Ele ressaltou a relevância da participação da Embrapa em feiras e exposições rurais e que a aproximação com o público urbano é tão importante quanto com os produtores rurais, profissionais e técnicos em agropecuária e estudantes - público alvo das palestras proferidas pelos pesquisadores da Embrapa durante a Exposição, que começou no dia 7 de abril.

Nesta Expogrande foram proferidas oito palestras. A última aconteceu na manhã de hoje, dia 12, no auditório da Acrissul pelo pesquisador Gilberto Romeiro Menezes que apresentou o programa de avaliação genética e sumário da raça Senepol (Geneplus/Embrapa). A palestra fez parte do curso técnico sobre a raça, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), que termina amanhã. Cleber Soares destacou na abertura do evento a profícua parceria entre a Embrapa e a Associação e parabenizou a entidade pelos 16 anos de trabalho e evolução da raça que hoje é destaque entre as que mais crescem no Brasil.

As palestras técnicas terminaram, mas os técnicos da Embrapa vão continuar de plantão no estande para atender o público. Os visitantes poderão passar no espaço da Embrapa para tirar dúvidas com os plantonistas sobre diversos assuntos ligados às pesquisas de gado de corte e até levar gratuitamente folders diversos com informações práticas a respeito de carne bovina, por exemplo, tão apreciada e consumida pela população. Em um material se obtém informações sobre cortes, valor nutricional, amaciamento artificial, cor ideal, mitos e realidades de seu consumo e porque a carne é uma fonte de proteína importante para a saúde humana. Além dessa divulgação outras informações podem ser obtidas em um bate-papo com os plantonistas a partir das 14 até às 21hs no estande da Embrapa instalado no pavilhão do governo do Estado.

Neste mesmo pavilhão o visitante poderá conferir e adquirir peças de artesanato indígena, de fibra de madeira, cerâmica e produtos da agricultura familiar como mel e frutas, licores, geleias dentre outros. Deste pavilhão participam a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer),Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS, Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

Qualidade técnica marcaram apresentações das palestras na Expogrande

“A marca registrada da Embrapa é a qualidade técnica das apresentações”, A afirmativa foi um grupo de estudantes de medicina-veterinária que assistiram as quatro palestras no dia 8 de abril no auditório da Acrissul. Os temas desenvolvidos pelos pesquisadores chamaram a atenção do público presente pela forma simples e objetiva dos oradores.

O primeiro a discursar foi Rodrigo Gomes. Ele falou de como produzir o novilho precoce, de valorização do produto, de pagamento diferenciado, de lucratividade na fazenda, de técnicas para diminuir a idade de abate dentre outras informações complementadas ao final de sua palestra.

O segundo tema apresentado pela pesquisadora Alessandra Corallo Nicácio foi sobre reprodução animal: estação de monta e Inseminação Artificial em Tempo Fixo. Muitas dicas práticas e recomendações, como por exemplo: de se trabalhar com estação de monta e prestar atenção no cio, se demorou a ciclar, prestar atenção na comida. Dados passados pela pesquisadora que ainda impressionam como da idade a primeira cria de quatro anos quando o ideal é de 1.7 a 2.6 anos e intervalo entre partos de 21 meses sendo que o certo é de 12 meses, fora disso é prejuízo para o produtor. Em sua palestra Nicácio mostrou como é possível corrigir esses números.

A terceira palestra foi dirigida à saúde animal. A pesquisadora Vanessa Felipe de Souza chamou atenção desde os primeiros cuidados que se deve ter com os bezerros recém-nascidos até a fase adulta. Vacinações, desmama, controle de endo e ecto parasitos, manejo sanitário, programas de irradicação de doenças e tudo que possa influenciar negativamente na saúde animal. O que deve ser evitado e o que deve ser feito para se obter um animal saudável e produtivo. A quarta palestra do ciclo com a doutora Denise Montagner tratou sobre alimentação, mais precisamente sobe manejo de pastagem. Como a alimentação é a base para manter uma boa nutrição animal, o pasto deve ser visto como uma cultura que deve ser bem planejada, manejada, adubada etc. A pesquisadora passou várias orientações de como obter pasto para usar na seca, e que capins são melhores para usar nas águas. “Na seca, as braquiárias, os tiftons, o paiaguás e outros e os panicuns nas águas”, sugere a pesquisadora. Ensinou também como e em que época vedar um pasto para usar no período crítico. “Foram muitas dicas preciosas”, comentou, uma das participantes.

Além do Ciclo, a Embrapa participou no dia 11, do 29° Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, com apresentação da pesquisadora Fabiana Villa Alves, sobre integração-Lavoura-Pecuária-Floresta; dia 10, de Dia de Campo da raça Senepol com apresentações dos pesquisadores Rodrigo Gomes e Gilberto Menezes e no dia 9, do 14º Simpósio Sul-Matogrossense de Ovinocultura quando os pesquisadores Fernando Reis e José Alexandre da Costa coordenaram o evento realizado na Acrissul, organizado pela Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos (ASMACO).

Embrapa Gado de Corte

Data: 13-04-2016
Fonte: Embrapa
  Enviar está notícia por e-mail  Imprimir esta notícia 

Notícias relacionadas
»Sistema Integração Lavoura-Pecuária será tema de encontro em Unaí é
»Embrapa lança programa de biofortificação no estado de Mato Grosso
»Projeto de exportação Brazilian Cattle segue para EUA e registra crescimento de 70% nos últimos três anos
»Mato Grosso do Sul sedia simpósio internacional sobre gases de efeito estufa em junho
»Sugestão de pauta: Fitossanidade é foco do Circuito Tecnológico Etapa Milho

Notícias anteriores
21-28/Mar  29/Mar-05/Abr  06-13/Abr  14-21/Abr    

Noticias recentes

Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br