Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
O artigo tem orientações sobre a irrigação da cultura do feijoeiro para a região do Cerrado
Autores:
Sebastião Francisco Figueredo
Juscelino Antônio de Azevedo
Apresenta o projeto de pesquisa em rede da Embrapa que tem como objetivo aprofundar o conhecimento e as demandas de pesquisa para o uso sustentável de produtos florestais não madeireiros na Amazônia.
Autor: Helio Tonini
Em vários estudos de cadeia produtiva, os agricultores familiares são relegados a uma posição marginal, quando não apontado como entrave ao desenvolvimento dos segmentos produtivos. É um grande equívoco.
Autor: Evandro Vasconcelos de Holanda Júnior
Ainda que existam grandes plantios de abacaxi no mundo, utilizando tecnologia avançada, essa cultura é explorada, na maioria dos casos, por pequenos e médios agricultores. Esse fato, de certo modo, dificulta a introdução e adoção de novas técnicas de cultivo desenvolvidas pela pesquisa, sobretudo naquelas regiões onde a abacaxicultura não tem o devido amparo da assistência técnica e creditícia, nem a garantia de comercialização. Por isso mesmo, o agricultor enfrenta um maior risco no seu empreendimento e investimento, o que torna a consorciação de culturas altamente recomendável. A cultura do abacaxi apresenta alta rentabilidade econômica, apesar de requerer tratos culturais intensivos, o que encarece o custo de produção, além de que os mercados de destino desse fruto exigem produtos de alta qualidade. Assim, para se alcançar um rendimento satisfatório, são necessários altos investimentos, o que os abacaxicultores em geral não podem fazer, a não ser que sejam assistidos por cooperativas ou associações de classe. Por esses motivos, em várias regiões produtoras de abacaxi do mundo, os agricultores têm procurado minimizar os riscos decorrentes da sua exploração, adotando o cultivo consorciado, especialmente com culturas alimentares de ciclo curto. Acredita-se que tal sistema de cultivo, além de não causar maiores problemas às culturas consorciadas, é altamente benéfico do ponto de vista sócio-econômico para o agricultor, que tem sua renda aumentada e qualidade de vida melhorada.
Autores:
Getúlio Augusto Pinto da Cunha
Domingo Haroldo Reinhardt
Mesmo com grandes investimentos e a elevada produtividade, o setor agrícola brasileiro não foi capaz conter uma grave crise que vem assolando diversas áreas do setor durante os últimos dois anos devidos à combinação de diversos fatores. Essa atual conjuntura impõe que aos empresários rurais excelência na gestão antes, dentro e depois da porteira em busca da sustentabilidade de seu negócio.
Autor: Ricardo Polato
Leia nesse artigo caracterização e utilização dos recursos naturais, os sitemas agroflorestais entre outros tópicos.
Autor: Newton de Lucena Costa

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br