Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A cultura de tecidos e a produção de plantas duplo-haplóides nas culturas de trigo e cevada

10/09/2009

De uma maneira geral, um grande número de plantas geneticamente estáveis e homozigotas são necessárias para a produção de novas cultivares, dentro dos programas de melhoramento genético vegetal.

Através da produção in vitro de plantas haplóides, seguida por duplicação cromossômica, linhagens duplo-haplóides totalmente homozigotas, são obtidas em uma única geração, ao invés de sete a nove originadas dos processos convencionais de melhoramento. A obtenção de plantas duplo-haplóides, através do cultivo in vitro de embriões imaturos de trigo, e da cultura de anteras de cevada, tem sido rotineiramente utilizada nos programas de melhoramento genético destes cereais na Embrapa Trigo e, representa uma estratégia diferencial no melhoramento destas culturas. No entanto, o baixo número de plantas verdes obtidas, às vezes associado ao uso de genótipos com características recalcitrantes (genótipo-dependente), passou a exigir melhorias qualiquantitativas destes processos.

Atualmente, a Cultura in vitro de Micrósporos Isolados (IMC-Isolated Microspore Culture) representa um avanço expressivo na obtenção de plantas duplo-haplóides, permitindo a regeneração de um maior número de plantas férteis a partir de uma única espiga. A eficácia do método, torna o sistema prático na obtenção de novos cultivares e excelente para estudos de mapeamento genético e manipulação gênica, sendo possível também a obtenção de plantas de genótipos de trigo e de cevada considerados não-responsivos pelas técnicas convencionais de haplodiploidização. Com a otimização do método, a seleção de características agronômicas desejáveis pode ser feita in vitro, tornando possível acelerar ainda mais o processo de obtenção de um novo genótipo.

Um desafio contínuo para os programas de melhoramento vegetal no Brasil, é gerar genótipos altamente produtivos que tenham tolerância e ou resistência aos diversos estresses bióticos e abióticos. As doenças fúngicas, como a ferrugem da folha, a giberela e a brusone, o estresse hídrico e o alumínio tóxico no solo, fazem parte dos principais fatores limitantes da produção de grãos.

O estabelecimento desta metodologia inovadora na Embrapa Trigo irá melhorar a eficiência da produção de plantas duplo-haplóides de trigo e de cevada, que poderão ser utilizadas para diversos fins em um programa de melhoramento, bem como na formação de populações homozigotas para estudos genéticos de problemas de importância destes cereais. A necessidade e procura por este novo método de obtenção de plantas duplo-haplóides têm sido cada vez mais crescentes, já que o mesmo possui inúmeras vantagens em relação aos métodos já anteriormente estabelecidos.

Sandra Maria Mansur ScagliusiEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CNPT

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br