Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A escola rural deve formar "solucionadores de problemas"

25/03/2001

:. Do mesmo autor
O que pedem os agricultores e o que podem os governos: mendigar dependência ou proporcionar emancipação?

Como enfrentar a crise da agricultura: lamentando os problemas insolúveis ou resolvendo os problemas solucionáveis?

Rentabilidade na agricultura: com mais subsidios ou com mais profissionalismo?

Uma mensagem de esperança aos pequenos agricultores: a rentabilidade já está ao alcance de todos

Agricultores, abram os olhos: não se dediquem apenas à etapa POBRE do agronegocio

A educação rural está fora de rumo: os agricultores sofrem por falta de conhecimentos e por excesso de individualismo

"Estamos acostumados a pensar no capital como o fator de produção escasso e na sua transferência como o instrumento fundamental de crescimento.O conhecimento é agora tão, se não mais, importante fator no desenvolvimento e esta situação tende a intensificar-se. No próximo século,a aplicação e acumulação do conhecimento dirigirão os procesos de desenvolvimento e criarão oportunidades sem precedentes para o crescimento e a redução da pobreza. Mas existem riscos significativos de incrementar as desigualdades entre e dentro das nações"-James D. Wolfensohn, Presidente do Banco Mundial,17 de março de 1997.

Até o presidente do Banco Mundial,instituição cuja principal função é exatamente outorgar créditos para o desenvolvimento,reconhece que o conhecimento é mais importante que o capital.En alguns setores do mundo rural latinoamericano,entretanto, estamos perdendo tempo e oportunidades, ao continuar:

. superestimando a importância do crédito e coincidentemente de todos os outros fatores externos que os agricultores não podem controlar,tais como as políticas,as leis,a falta de subsídios e proteção interna, o excesso de subvenções e barreiras externas,o valor do dolar,o preço do pedágio, etc e

. subestimando a importância estratégica de proporcionar aos produtores rurais o insumo que mais necessitam; ou seja, o conhecimento porque este sim lhes permitiria praticar uma agricultura muito mais eficiente; e graças a esta solução realista, tornar-se muito menos dependentes e vulneráveis a aqueles fatores externos que,por mais desejáveis que sejam, infelizmente estão fora do seu alcance e manejo.

Magnificar estas variáveis que os agricultores não podem controlar é uma atitude paralizante porque contribue a continuar lamentando os problemas em vez de fazer o que deve ser feito,ou seja solucioná-los. Estas ajudas externas sao tão improváveis que agora só nos resta a alternativa de proporcionar às familias rurais as "ferramentas do saber"e dizer-lhes com realismo e honestidade,que elas mesmas terão que resolver os seus próprios problemas.

Ser eficiente já não é uma vantagem mas sim um requisito

O binômio governos debilitados-economia globalizada impôs ao setor agropecuário dois enormes desafios:

1. Só sobreviverão economicamente os agricultores que forem muito eficientes nos aspectos tecnológicos,gerenciais e organizacionais, das distintas etapas do negócio agrícola. A eficiência deixou de ser uma vantagem competitiva para transformar-se em um requisito para poder sobreviver na atividade agrícola, e

2. Por mais dificil e injusto que seja,a referida eficiência terá que ser conseguida com menos crédito,menos subsídios,menos protecionismo ,en fim com menos estado. Isto significa, entre outras coisas ,que os escassos insumos materiais terão que ser potencializados através da correta aplicação dos ociosos insumos intelectuais. Para muitos agricultores, significa também que aqueles investimentos que "custam muito e são utilizados pouco",terão que ser realizados e utilizados de forma grupal ou coletiva. O "salve-se quem puder" terá que ceder lugar ao "juntemo-nos para que possamos salvar-nos todos".

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 próxima Topo da página


Polan LackiEnvie um email!
Pesquisador - FAO

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Educaçao do campo
    Estou iniciando meu tcc nesta area, preciso de materiais que me auxiliem nesta busca
    Catiane - 23/04/11 21:31

  • COMO DEVE SER UMA ESCOLA DO CAMPO
    SOU HISTORIADORA E VIVO EM MEIO ASSENTAMENTOS E ZONA RURAL DA MINHA CIDADE, HOJE EU ACREDITO QUE PARA MELHORAR ESSAS ESCOLA RURAIS ELA PRECISA SER ADAPTADA COM MATERIAIS DIDATICOS ADEQUADOS PARA TEORIA E PRATICAS COM OS ALUNOS FILHOS DE FAZENDEIROS E PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DOS ASSENTAMENTOS UMA REALIDADE DO DIA A DIA EM QUE ELES VEVEM E NECESSITA DE CONHECIMENTOS,EXEMPLOS: AULAS DE CIENCIAS, GEOGRAFIA E HITORIA, A AGRICULTURA COMO TRABALHAR A TERRA COMO USAR RECURSOS NATURAIS PARA ADUBAR A TERRA MANEJO DAS PLANTAÇÕES BANANA, MANDIOCA MILHO ETC.OU SEJA AGREGAR JUNTO DOS PROFESSORES DE SALAS DE AULAS NORMAL, PROFESSORES COM FORMAÇÕES EM AGROPECUARIA E AGRONEGOCIO, PARA AQUELAS FAMILHAS NÃO PRECISAR SAIR DO CAMPO PARA CIDADE SEM CONDIÇÕES SO PARA SEU FILHO TER UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA VIVER NO CAMPO CUIDANDO DO SEU SITIO, CHACARA OU FAZENDAM ALI ELES JA RECEBEM UM AUTO CONHECIMENTO PARA SUA SOBREVIVENCIA. OBRIGADA POR ESSA OPORTUNIDADES DE ME EXPRESSAR EM RELAÇÃO A ESSA EDUCAÇÃ. MARIA PACHECO
    MARIA JOSE BISPO PACHECO - 14/04/11 11:30

  • Educação Rural
    Adorei o texto e os artigos. É preciso valorizar a educação do campo.Viver com qualidade na zona rural perpassa pela educação. Não é preciso o jovem sair do seu espaço e, sim aprender a transformá-lo com um currículo voltado para a sua realidade.
    Graça Lúcia-professora - 07/03/11 19:23

  • Educação Rural
    Adorei o texto e os artigos e, juntos esclarecem de forma positiva o tema educação no campo. Parabéns!
    Graça Lúcia-professora - 07/03/11 19:17

  • parabenizo
    todas as professoras que trabalham em escola rural sao verdadeiras heroinas , pois a cada dia vence um obstaculo.
    mara - 11/02/11 08:16

  • series multisseriadas
    Trabalhei em salas multisseriada 10 anos, no programa Escola Ativa.Agora trabalho na coordenação dos Professores da Educação do Campo.Se puder ajudar em alguma coisa , estou a disposição.
    Marcia franco de Godoi - 05/11/10 14:21

  • comentario
    muito bom os artigo
    MARCIA REGINA - 09/10/10 17:30

  • Escola Rural
    Achei maravilhoso este artigo. Comecei a trabalhar agora em uma escola situada na zona rural e preocupo-me muito com o currículo da mesma. Também acredito que precisa haver uma maior adequação da escola à realidade na qual ela está inserida.
    LíliaMaria - 15/04/10 20:22

  • A escola rural deve ser levada mais a sério
    Sou ex-aluno de escola Agrotécnica Federal de Manaus, a qual devo muito o conhecimento que hoje tenho, pois nesta ecola havia a real preparação do aluno para a vida. Hoje sou biólogo e Gestor de uma escola rural no municipio de Parintins/Am, e percebo que existe uma dificuldade muito grande no processo de ensino aprendizagem na escola rural. Problemas que vão desde a falta de estrutura física até uma estrutura curricular adequada a realidade do campo. para mim é preciso haver mais responsabilidade por parte do governo, das secretarias estaduais e municipais de educação, bem como dos prfissionais envolvidos neste contexto.
    Paulo Tenório - 05/01/10 23:42

  • EDUCACAO RURAL
    olá tambem fui aluna do meio rural inclusive de escola para filhos de agricultores, e sei o quanto é importante valorizar as escolas rurais pois de lá sairao pessoas preparadas para viver a sua realidade e outras tantas como a do meio urbano, mas para que isso aconteça é necessario uma politica voltada para a consientizacao de que o campo é lugar de sobrevive e que tem grandes profissoes lá tambem e para que isso ocorra de fato as secretarias municipais deve analisar o perfil de cada professor.Será que este está preparado pra educar o jovem do campo ou simplismente encher de mero conhecimentos?Tabalho como professora numa escola rural a 7 anos e vejo muitos profissionais descompromissados com o educaçao rural.Estou lutando para que pelo menos 100% dos meus alunos sinta se orgulhosos de dizerum dia TENHO ORGULHO DE SER CAIPIRA!
    HILDA - 05/12/09 07:24

  • multisseriada
    Gostaria de me corresponder com pessoas que se encontram na mesma situação que eu:trabalhando com professores e alunos de turmas multisseriadas.
    vania - 09/10/09 08:12

  • escola no meio rural
    Eu estou cursando o 2 periodo de pedagogia e estou adorando fazer estagio no meio rural gostaria que me enviasse algumas coisas da atualidade da escola no meio rural Obrigada
    elaine - 18/09/09 02:46

  • educação do campo
    Fui aluna, professora e moradora da área rural,vivi a realidade do campo e lembro que a minha professora falava "estude para ser alguém na vida e trabalhar na cidade".Hoje como coordenadora de escolas do Campo, sei que não é necessario sair do campo para ser alguém.O sujeito que faz parte da hitória de uma evolução ao longo das décadas caminhou sózinho sem que nenhuma ação politica o reconhecesse e lhe ajudasse e esta até hoje enfrentando inumeras dificuldades para se manter no campo . E hoje no meu municipio luto pela valorização da escola do campo ,não quero uma escola que considera a realidade urbana como ideal , mas que mostre a importância de ambas para a vida social justa a todos.
    maria lucia cardoso espidula - 02/09/09 07:23

  • Escola do Campo: O meio rural visto com um novo olhar
    Por muito tempo nossos pais e nossos professores nos fizeram acreditar que para sermos felizes teríamos que sair do campo. Muitos acreditaram nisso. Talvez por conta disso, as cidades estão cada vez mais superlotadas, violentas e excludentes. Graças a Deus, hoje já existem políticas públicas, escolas e famílias que tentam reparar este grande erro. É necessário que o homem do campo seja respeitado e valorizado. A Escola do Campo hoje tem esse poder: levar o homem do campo a reconhecer-se agente ativo na transformação desta realidade, o que o levará a conviver melhor e com mais prazer no meio rural.
    MARIA VANILDA DE OLIVEIRA CARNEIRO - 04/02/09 10:37

  • educação rural
    Temos que investir nas escolas rurais e na educação do campo, para produzir com qualidade respeitando o meio ambiente e saber explorar o espasso rural com coerência. Produzndo e educando não deixa de ser uma grande oportunidade para o agronegócio,e para o dezenvolvimento,social do país a educação e a estrutura para um crescimento dezenvolvido. (Obrigado)
    roberto carlos borges - 13/10/08 11:43

  • educação
    Temos que envestir nas escolas rurais e na educação do campo,para produzir com qualidade respeitando o mei ambiente e saber explorar o espasso rural com coerência. Produzindo é educando, uma grande oportunidede para o agronegocio, e para odezenvolvimeto do país a educação é a estrutura do crecimento desenvolvido.
    roberto carlos borges - 13/10/08 10:32

  • Escola rurais
    quero construir um projeto sobre escola rural para ser aplicado em uma area de assentamento
    Auricelia nascimento - 09/07/08 10:52

  • Projeto de pesquisa
    Preciso elaborar um projeto de pesquisa, para concorree ao mestrado no Amazonas, O tema é Educação Rural: Realidades e Pespectivas. gostaria de material adequado as realidades do nosso Estado AMAZONAS. UM ABRAÇO.
    Francisco Flávio G. Souza - 02/02/07 08:31

  • Educação Rural
    Estou pleiteando uma vaga no Curso de Mestrado e tenho lido alguns artigos disponiveis pois acredito que irão colaborar para com o meu projeto. Saudações Rondonienses. 05/01/2007
    ANTONIO ELIAS NASCIMENTO - 05/01/07 22:48

  • escolas rurais
    É um tema digestivo e importante pelo que solicito imformações sobre escolas rurais, emprego e formação profissional. jose m. liahuca/ ANGOLA
    Jose M. Liahuca - 27/10/06 07:59

  • escolas rurais
    É um tema digestivo e importante pelo que solicito imformações sobre escolas rurais, emprego e formação profissional.
    Jose M. Liahuca - 27/10/06 07:56

  • Educação Rural
    Estou concluindo o curso de Pedagogia pela UFPA, com o TCC sobre educação rural. os artigos apresentados me ajudaram a compreender como anda a educação rural na atualmente. Obrigado. Saudações Paraenses.
    Elias Maués - 21/07/06 12:05

  • Escola Rural
    Muito importante artigos que questionam o futuro dos jovens das zonas rurais, pois mesmo sabendo que assuntos como estes são abordados de maneira timida, fico feliz em saber, que outras pessoas assim como eu, estão em busca de respostas que ajudem a minimizar o exodo rural, e que a escola seja construida a luz desta realidade.
    Nildo Alfredo Barbosa - 15/06/06 08:39

  • material para manografia
    referência de autores que abordam a educação rural ;pois preciso fazer monografia e não encontro recursos.
    Antonio Carlos - 01/03/06 09:00

  • faz comentário
    bem interssante o artigo.Como fazer o jovem do campo ficar no campo, se a educação que ele recebe lá na escolinha do meio rural não tem nada haver com o que ele faz na sua vida profissional. Porque o menino e a menina da zonal rural começam na lida do campo ainda crianças. Por que os curriculos das escolas rurais ten que ser igual das escolas da cidade.? um ab. rosalina
    Rosalina - 12/09/04 20:23

  • educação rural
    Ótimo artigo, o do Polach.Formar gerações subordinando os meios entre estes o capital, ao ser humano, e nao o contrário como vem sendo perseguido pelo liberalismo econômico é um belo desafio.Por isso, a construção de conhecimento do que e como fazer, deve começar na escola rural, aquela que formará homens e mulheres conhecedores da prática do bom e de bem-viver com recursos escassos,sobretudo os do semi-árido.Que os acadêmicos desçam do pedestal e aprendam com a professorinha como fazer para construir uma sociedade mais solidária e adaptada ambientalmente. neider jatobá.
    neider silveira jatobá - 27/01/04 07:22

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br