Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A importância de investimentos na agroindústria familiar

02/10/2005

:. Do mesmo autor
O administrador rural nas suas tomadas de decisões

Estudo de mercado do café especial (café gourmet)

CONTEXTUALIZAÇÃO

A história econômica brasileira tem fortes raízes junto ao agronegócio. Foi na exploração de um tipo de madeira que se deu o nome definitivo ao país, o pau-brasil. O processo de colonização e crescimento está ligado a vários ciclos agroindustriais, como a cana-de-açúcar, com grande desenvolvimento no Nordeste; a borracha dá pujança à região amazônica, transformando Manaus numa metrópole mundial no início do século; e depois o café que tanto enriqueceu o país.

O agronegócio brasileiro compreende atividades econômicas ligadas a:

a) insumos para a agricultura, como fertilizantes, defensivos, corretivos;

b) produção agrícola, compreendendo lavouras, pecuária, florestas e extrativismo;

c) transporte e comercialização de produtos primários e processados; e

d) agroindustrialização dos produtos primários.

Como serviços auxiliares ao agronegócio incluem-se os financeiros, de pesquisa e assistência técnica.

O conceito de agronegócio implica na idéia de cadeia produtiva, com seus elos entrelaçados e sua interdependência. A agricultura moderna, mesmo a familiar, extrapolou os limites físicos da propriedade. Depende cada vez mais de insumos adquiridos fora da fazenda e sua decisão de o que, quanto e de como produzir, está fortemente relacionada ao mercado consumidor.

De acordo com o Boletim Agropecuário do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de santa Catarina – CEPA, a globalização da economia impõe ao agronegócio brasileiro uma revisão completa de suas práticas e conceitos. Entender a fazenda apenas como um modelo fornecedor de matéria prima, sem conexão dos outros momentos de transformação, não existe mais. O agronegócio passa a ser encarado como um sistema de elos, abrangendo itens como pesquisa, insumos, tecnologia de produção, transporte, processamento, distribuição e preço. E o produtor rural precisa conhecer o seu lugar dentro dessa complexidade.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o agronegócio brasileiro provou que é uma atividade próspera, segura e rentável. Tem-se um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados. Esses fatores fazem do Brasil um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas.

Ainda conforme o MAPA, o agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira, responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB), 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros. Entre 1998 e 2003, a taxa de crescimento do PIB agropecuário foi de 4,67% ao ano.

Nos últimos anos, poucos países tiveram um crescimento tão expressivo no comércio internacional do agronegócio quanto o Brasil. Em dez anos, o país dobrou o faturamento com as vendas externas de produtos agropecuários e teve um crescimento superior a 100% no saldo comercial. Esses resultados levaram a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD a prever que o país será o maior produtor mundial de alimentos na próxima década. O Brasil precisa se preparar para ocupar esse lugar de destaque e tirar aproveito da situação.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima Topo da página


Luiz Carlos de AraujoEnvie um email!
Professor Universitário - FSG

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • contribuição para conhecimentos de alumas formas de atividades de agroindustrialização familiar
    olá sou a Andressa gostaria que pudesse contribuir para alguns conhecimentos de desenvolvimentos para construir um trabalho de conclusão de curso, sobra agroindústria familiar com o objetivo de produção vegetal (em especifico geleias) abraços agradeços deis de já sua contribuição
    Adressa pereira - 29/04/14 10:31

  • AGROINDÚSTRIA OVINOCAPRINOCULTURA
    OLÁ ,GOSTARIA DE SABER COMO IMPLANTAR UMA AGROINDÚSTRIA COM OVINOCAPRINOCULTURA,QUAIS OS PARÂMETROS DESTA AGROINDÚSTRIA ,GRATO NO MOMENTO AGUARDO SEU RETORNO
    ERANDILSON SILVA GUALBERTO - 16/07/11 18:17

  • Informativo
    Olá, temos uma empresa de consultoria na area ambiental e agricola - AGROBIO Consultoria & Assessoria, residimos em Ji-Paraná - nosso endereço: Av. Transcontinental nº. 808 sala 01 shoping Gasoni, prestamos assessoria na area de desenvolvimento rural (agroindustria, projetos agricolas e ambientais. Telefone: (69) 9979-2626 falar André).
    André de Almeida Silva - 27/10/09 07:57

  • TCC
    Olá estou realizando meu 1º estágio do TCC em administração e escolhi como tema planejamento estratégico de propriedades rurais e futuramente a implantação da mesma. Gostaria de saber qual a viabilidade de se produzir a cultura de pessego na região sudoeste do Paraná? Abraços à todos e obrigado.
    Almir Scaion - 26/08/09 09:13

  • agroindústria familiar
    Agroindústria familiar, ou apenas agroindústria, é uma pequena indústria, onde uma família ou várias famílias de preferéncia próximas umas das outras, produz determinado produto tendo como matéria prima seus produtos da agropecuária. Se o grupo produz leite, a agroindústria deve estudar os beneficiamentos do leite, se produz cana-de-açúcar deve estudar os derivados do caldo da cana e assim por diante. existe uma infinidade de propostas de agroindústrias. cada grupo deve verificar onde se encaixa. Trabalhar com alimentos deve ter muitos cuidado e higiene.
    Pedro Paulo Sampaio de Lacerda - 11/08/09 07:08

  • agroindustria
    olá! estou iniciando um projeto sobre a implantação de uma agroindustria familiar na minha propriedade, e gostaria de receber mais imformaçoes a respeito(legislação, cuidados com os materiais/alimentos...em geral).
    elizete hammer - 17/07/09 01:30

  • agroindustria familiar
    Ola, gostaria de saber como funciona a agraindutria familiar, quais os estados que tem, qual a renda media por familia e se é viavel? por favor enviar no meu endereço algumas informações, pois temos interesse em implantar aqui em nosso municipio, aqui não tem nehuma outra fora de gerar renda no municipio e se for possivel será uma porta. desde ja agradeço Noemi - Vale do Paraiso-RO
    noemi - 10/03/09 06:29

  • agroindustria de polvilho
    -sou estudante de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; irei fazer o meu projeto de conclusão sobre uma AGROINDUSTRIA FAMILIAR DE POLVILHO. Gostaria se você tiver algums artigo ou material sobre esse assunto, se pudesse me enviar via e-mail
    rene antonio hammes - 28/09/08 10:23

  • Artigo
    Bom Dia! Sou estudante do curso de Administração de Empresas da Feevale e estou fazendo o meu TCC sobre agroindustrias Familiares, por isso gostaria de pedir o artigo na íntegra para mim ler. Obrigado, Altemir
    Altemir Behling - 14/07/08 09:08

  • Mini Monografia
    Olá tudo bem? Eu gostei muito de seu artigo, estou fazendo um trabalho sobre isso vc poderia me enviar esse artigo no meu email? fico grata desde já obrigado! att Adriana
    Adriana - 20/08/07 21:38

  • leitora
    ola professor! gostaria de saber como e a oraganizaçäo dos produtores em relaçäo a agroindustria desde ja obridada
    geovana - 18/08/06 21:26

  • Agricultura Familiar
    Estou no último semestre do curso de irrigação na Faculdade Tecnológica CENTEC de Sobral-Ce.Mas já estou trabalhando como agente rural,dando assistência técnica a pequenos produtores rurais e vejo muitas dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais,pois sua agricultura é somente de subsistência,tenho projetos de implantar novas técnologias mas infelismente eles não possuem capital pra investir em nada.Gostaria de sugestões de como incluir esses produtores familiar no agroegócio que fosse de acordo com suas condições,eles cultivam caju,mandioca,milho e feijão.Obrigada.
    Silvane Frota - 28/03/06 09:47

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br