Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A paisagem na visão dos animais

21/02/2005

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

O primeiro passo essencial na pesquisa no âmbito do manejo de vida silvestre é definir a paisagem. Os ambientes são heterogêneos no espaço e tempo, e o padrão dessa heterogeneidade afeta a abundância e a distribuição dos organismos e arranjos da população e comunidade. Também o comportamento dos organismos será influenciado pelo padrão de heterogeneidade ou espacial das manchas e a escala em que o padrão de paisagem é percebido.

Na perspectiva do manejo de vida silvestre defini-se paisagem como uma área de terra contendo mosaicos de manchas de habitats. No entanto, na visão do sapo, do jacaré e da onça o tamanho da paisagem é diferente entre eles. Certamente, cada organismo defini as manchas de habitats diferentemente em diferentes escalas. Não existe tamanho absoluto de paisagem na perspectiva de um organismo. O tamanho da paisagem varia dependendo em que consiste o mosaico de habitat ou recursos de manchas significativamente para um organismo.

O entendimento de como as paisagens influenciam o movimento animal, pode ser componente chave na compreensão nos estudos de dispersão e movimento, e definição de área de estudo para cada animal. No entanto, esses estudos empíricos da relação entre movimento e padrão de escala de paisagem ainda são escassos.

Recentemente, estudos de movimento a longo prazo do jacaré, Caiman crocodilus yacare, mostram claramente como a escala do estudo na visão do animal deve ser considerada. Normalmente, o pesquisador estabelece a extensão do movimento do animal quando delimita a área de estudo, e não levam em consideração as mudanças na escala espacial e temporal da paisagem em que vivem o animal.

As grandes áreas usadas pelos jacarés adultos, a longo prazo, mostraram que os estudos, a curto prazo, não são apropriados para se determinar a área de vida de Caiman crocodilus yacare, e de, provavelmente, outros crocodilianos. Seria melhor se os autores se referissem a “uso diário” ou “uso mensal”, ou a outros termos específicos de medida de área de uso, deixando “área de vida” somente para dados obtidos em estudos a longo prazo, conduzidos sobre grandes escalas espaciais. Muitos estudos sobre os crocodilianos têm dado a entender que houve investigação em sua área de vida. No entanto, esse conceito essencialmente depende da escala temporal e espacial do estudo.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br