Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A saga de uma raça

01/10/2001

:. Do mesmo autor
Confinamento com de silagem de milho da porção superior da planta

Introdução

Convivemos hoje com leilões e feiras de gado de raça de alta genética, animais cujos preços são tidos, muitas vezes, como exorbitantes. Alta pressão de seleção, inseminação artificial, transferência de embriões, e mais recentemente clonagem de animais. Enfim, tecnologia e marketing evaporando por todos os poros...

Em termos tecnológicos, podemos dizer que nunca foi assim, porem em termos de marketing, preços, romantismo e paixão, nada se compara a “FEBRE do GIR”, que nosso país viveu nas idas décadas de 30 e 40.


Hoje gostaríamos de contar uma historia cujas passagens e fatos, envolvem gente nossa, de nossa região, e relata a saga de uma linhagem da raça gir. Um pedaço da historia do touro “Gaiolão”.

A Viagem

Nossa historia começa no ano de 1932, ocasião do retorno do senhor Ravizio Lemos e sua esposa dona Mariana, da Índia, pais origem de todas as raças zebuínas. Após boas compras e uma feliz estadia naquele país retornam no navio, em cujos porões foram acomodadas dezenas de exemplares da raça gir, dentre estes varias matrizes prenhes e alguns tourinhos.

Como não poderia deixar de ser, uma viagem longa e com uma carga como aquela exigiu cuidados especiais e muitos preparativos, como um bom estoque de alimentos e de água. Assim sendo, zarparam do porto de Bombaim com a capacidade de carga praticamente no limite.

Numa noite, depois de muitos dias em alto mar, depararam com uma terrível tormenta. Ondas gigantescas ameaçavam a embarcação. O “corre-corre” e a gritaria eram medonhos. Em sua cabine dona Mariana rezava. Nos porões Sr. Ravizio tentava acalmar os animais. Porem a tempestade não cedia... Até que num determinado momento o capitão do navio convocou toda tripulação e falou:

- Senhores, é imprescindível que esvaziemos a embarcação ou é certo que iremos a pique. Todos os animais, alimentos e sua água precisam ser atirados ao mar imediatamente. São eles ou somos nós todos...

Diante disso, senhor Ravizio realizou que tudo estava perdido. Não teve outra alternativa a não ser concordar.

Vendo toda aquela movimentação, dona Mariana correu aos porões, e para sua alegria verificou que uma bela novilha que havia criado um lindo bezerrinho poucas horas antes, ainda estava lá. Não pensou duas vezes, falou com o marido e correram até o capitão. Ela disse:

- Capitão, como bom cristão, e tenho certeza, como devotado pai de família, o senhor não poderia permitir uma maldade como esta, atirar a mãe e seu filhinho recém nascido para uma morte horrível como esta... Afinal, que diferença eles poderiam fazer quanto ao peso do navio?

Aquela argumentação desarmou o rígido capitão. Assim a novilha e seu filho batizado como Gaiolão chegaram sãos e salvos ao porto de Santos no inicio do ano de 1933.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Paulo Lot Calixto LemosEnvie um email!
Veterinário - SALUTTI

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • gaiolao
    Esse touro pertenceu a um criador do estado de sao paulo antes de ir para franca, e nunca foi grande campeao em uberaba
    ze licubin - 19/01/12 00:49

  • touro GAIOLÃO
    GOSTEI DA HISTÓRIA DO TOURO,TENHO UM TOURO GIROLANDO CHAMADO RABYKANO,NASCEU DIA 22/08/2000 DESDE ESSE DIA MINHA VIDA MUDOU,PARA MELHOR É CLARO,SOU GAUCHO DO LOMBO DO CAVALO,DA LIDA COM GADO E OVELHA,MISSIONEIRO DE SÃO LUIZ GONZAGA. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.
    silvio terra marques - 17/04/07 21:44

  • A saga de uma raça
    Este artigo fortaleceu meus pontos de vista a respeito da pecuária em geral. Nada se consegue sem muito trabalho, marketing e paixão... continuem a publicar "causos"como este. Artigos técnicos a gente encontra em qualquer esquina.
    Tulio Costa - 02/10/01 20:05

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br