Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Aditivos alimentares para bovinos, pela carne vermelha sem preconceitos

11/05/2001

:. Do mesmo autor
Reflexões sobre a liberação do fosfato de rocha e do supertriplo para alimentação animal

Os bovinos tiveram ao longo dos tempos a graça de desenvolverem os seus sistemas digestivos, permitindo alimentarem-se de vegetais fibrosos com as mais variadas características. Este desenvolvimento permitiu a instalação de bactérias, protozoários e fungos em um compartimento maior do trato digestivo em perfeito mutualismo (rúmen), definindo a espécie como "ruminante". Esta interação talvez tenha feito dos bovinos os animais domésticos e de exploração econômica que em seu habitat menos compete com o homem. É também por esta razão que muito se pesquisa sobre a fantástica máquina chamada rúmen; ambiente de degradações e sínteses que fascina a todos que tentam desvendá-lo.

Deixando o fascínio e a filosofia de lado, vamos ao foco principal deste assunto, destacando o que estava tendendo a acontecer com a bovinocultura brasileira.

São inúmeras as pesquisas que orientam para a utilização de subprodutos de indústrias frigoríficas (farinhas de carne e ossos) e dejetos (aves e suínos) para a produção econômica de carne e ou leite – o que para nós que estamos neste segmento pode parecer perfeitamente normal e até de bom senso. Mas, paralelamente a estas alternativas, começamos a observar alguns comportamentos contrários ao consumo de carne vermelha por alguns segmentos da sociedade (na maioria das vezes sem nenhum fundamento científico, apenas filosófico) e, além deste fato, começamos a ver nas mais diversas partes do mundo o aparecimento da doença da vaca louca, o que para alguns pode ser a gota d’água para deixar de consumir tão nobre alimento (necessário ao ser humano).

Por estas razões devemos refletir sobre o nosso sistema de produção. E a primeira pergunta é: devemos assistir os ruminantes tornarem-se sócios dos urubus? Explorados como ferramentas de limpeza ambiental? E contribuindo para o errôneo preconceito sobre a real qualidade da carne?

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Lauriston Bertelli FernandesEnvie um email!
Zootecnista, Diretor Técnico - PREMIX

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Aditivos para bovinos
    gostei muito do trabalho , queria saber de mais aditivos alem de premium!!!!!!!!!!
    graciely Lara da costa - 14/04/07 08:42

  • Aditivos alimentare para bovinos
    Gostaria de saber mais detalhes sobre o assunto, como foi realizado o experimento, peso vivo dos animais, número de cabeças, número de repetições, quem realizou o experimento, etc. Só assim não dá confiabilidade nos resultados !!!!
    Cássio Carollo - 07/05/06 15:23

  • oieeee
    achei muito boa e muito educativa sua página, tenho apenas 14 anos, e adoro essas coisa de ciencias e quimica!!! adorei messssmooo!!! um beijo e um abraço... Jamile
    Jamile - 16/11/03 20:18

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br