Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Afinal, qual é mesmo o "suave veneno" dos transgênicos?

11/05/2001

O vocábulo transgênico foi usado em 1982, por Gordon e Ruddle, época em que foram divulgados, nos EUA, os camundongos gigantes "fabricados" por Palminter Brinster e Hammer. Em 1983 foi feita a primeira planta transgênica. A transgênese é uma biotecnologia aplicável em animais e vegetais que consiste em adicionar um gene, de origem animal ou vegetal, ao genoma que se deseja modificar. Denomina-se transgene o gene adicional. O transgene passa a integrar o genoma hospedeiro e o novo caráter dado por ele é transmitido à descendência. O que significa que a transgênese é germinativa.

A engenharia genética, ao transferir genes entre espécies diferentes, quebrou a fronteira entre as espécies. A transgenicidade, como qualquer outra biotecnologia bioengenheirada, elimina as fronteiras entre as espécies ao possibilitar que qualquer ser vivo adquira novas características ou de vegetais, ou de animais ou humanas. Feito de tal monta com certeza provocará inúmeras alterações na vida biológica, social, política e econômica em âmbito mundial, já que é fato inconteste que as biotecnologias bioengenheiradas portam um enorme potencial de desequilíbrio de micro e macro ecossistemas.

Não custa refletirmos um pouco sobre a dialética da natureza. Qual o impacto e como reagirá a natureza diante de sementes resistentes à ação de pesticidas e doenças? O esperado é que mais cedo ou mais tarde, em um processo de seleção, as sementes bioengenheiradas eliminem as sementes naturais e também podem se misturar, via polinização, a vegetais naturais gerando espécies estéreis ou, no mínimo, enfraquecidas.

"Dan Quayle, ex-vice-presidente norte-americano, disse em maio de 1992: 'Os Estados Unidos já são líder mundial de biotecnologia, e queremos manter essa liderança'. Fez essa declaração ao anunciar a nova regulamentação para alimentos bioengenheirados. Concluiu-se que esses alimentos devem ser regulamentados como os produtos comuns, visto que há certo consenso na comunidade científica de que não envolvem riscos...

Alain Schlesser, diretor da empresa francesa Prince de Bretagne Biotechnologie, (Saint-Pol-de-Léon), disse: 'Não se deve traçar uma demarcação nítida entre as técnicas tradicionais de seleção e as técnicas de engenharia genética. Há antes um continuum... Pode-se acrescentar que a biologia molecular é mais segura que a seleção tradicional... No caso de uma planta transgênica, conhecemos o gene, conhecemos sua posição no cromossomo e podemos acompanhar seu efeito na alimentação humana'.

Nos anos 90, praticamente inexistem controvérsias, entre os cientistas, acerca da segurança dos alimentos bioengenheirados ou de proveta. De fato, determinada proteína é sempre a mesma em qualquer ser vivo. O produto é o mesmo quanto à composição química, tanto in natura quanto se fabricado artificialmente. Os senões ficam por conta dos processos de fabricação. A segurança do produto não significa que os processos que lhe dão origem não envolvem riscos ecológicos. Ninguém sabe como a dialética da natureza responderá a tudo isso. Esse é um grande problema..." (1)

O fenômeno da "humanização" de animais via transgênese

Na pecuária a transgênese é realizada para acelerar o crescimento, aumentar o peso, "fabricação" de substâncias úteis, em geral remédios raros e caros, "humanização" de animais para transplantes em seres humanos etc. Animais transgênicos têm adicionado ao seu patrimônio genético genes humanos com a finalidade de imitar o funcionamento do organismo humano. São de muita utilidade na pesquisa básica, todavia alguns animais transgênicos beiram as raias do bizarro e parecem que são apenas brinquedos para a diversão de alguns cientistas.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 próxima Topo da página


Fátima OliveiraEnvie um email!
Médica - MacArthur

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • trangenicos
    eu estou estudando sobre o asunto e acho que fica muito equilibrado os dois lados tanto os pros como os contras estou precisando enrriquecer mas a minha pesquisa apesar de já ter dicutido sobre oassunto con especialistas da aria
    hallan - 12/05/10 18:58

  • Transgênicos
    Estou elaborando um trabalho sobre os transgênicos. Lendo os seus artigos sobre os trangênicos, fiquei impressionada e feliz por ter onde me apoiar. Gostaria que vc me enviasse ou esclarecesse sobre alimentos transgênicos suas vantagens e desvatagens, bem, como, alguns documentos de como trabalhar com alunos em sala de aula de maneira mais concreta e mais criativa beijos
    DORA - 18/10/09 05:35

  • transgenicos
    falta mais explicaçao sobre os maleficios e beneficios dos transgenicos
    bárbara - 07/06/09 15:36

  • TRANSGENICOS
    EU QUERO SABER MAIS SOBRE TRANGENICOS
    LILIAN - 09/04/07 04:46

  • transgenicos
    ola , eu sou o ismael francisco de souza ,moro na cidade de bernardino de campos e foço faculdades de Biologia. gostaria de saber de vocês quais são as principais e melhores conteudos para apresentar um trabalho de genetica sobre os maleficios cousados pelos transgenicos vegetais . agardo sua resposta.
    ismael francisco de souza - 21/10/06 10:20

  • comentários
    Adorei o artigp de Fátima Oliveira, e também a grande ajuda do site, que nos gratifica facilitando as citações de referências de fontes consultadas no trabalho! Estou fazendo um trabalho sobre "Plantas Trangênicas" para a disciplina "Genética", que estou estudando no meu curso de Graduação (Enfermagem). Este trabalho será apresentado na primeira semana de Agosto. Agradeceria muuito se pudesse receber mais informações, mais artigos ou fontes a serem consultadas para meu trabalho. Muito obrigada e parabéns pelo site! Fernanda
    Fernanda - 26/05/02 19:47

  • artigo
    O artigo apresenta aproximadamente metade de verdade. Muitas informacoes sao mentirosas, especialmente sobre trangenese, demonstra que o autor nao leu os trabalhos de verdade. O restante eh bom, mas totalmente parcial.
    Vicente - 22/09/01 18:26

  • dialética da natureza?
    Artigo muito fraco do ponto de vista científico e exageradamente emocional
    José Edson Fontes Figueiredo - 27/07/01 15:42

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br