Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Agricultura Familiar: em busca de novos rumos na região do Apiaú

01/02/2007

:. Do mesmo autor
Sistema Agroflorestal é alternativa sustentável para produção rural

Do monocultivo ao uso de sistemas agroflorestais

Um dos maiores interesses, em relação a atividades agroflorestais é proporcionar tecnologias que instigue o produtor de tal forma a fortalecer sua curiosidade para ações que promovam o aumento e diversificação da produção em sua área de forma sustentável, o que envolve a melhoria da qualidade de vida em aspectos interligados como os sócios-econômicos-ambientais.

A partir do trabalho inicial de aproximação e implantação de sistemas agroflorestais na vicinal 07 - região do Apiaú é que os produtores participantes e membros da Associação de Preservação Ambiental do Apiaú - APAA perceberam, ainda, um grande potencial de mercado para a comercialização de frutos in natura e/ou beneficiados.

E, em um processo de incremento e direcionamento de suas aptidões, querem produzir matéria-prima para abastecer uma mini-agroindústria de processamento de polpa de frutas que deverá ser construída em área da própria associação. Essa mini-agroindústria é parte das ações a serem implementadas dentro do projeto “Agroflorestar”, proposto e executado pela APAA financiado com recursos do banco alemão KfW - Kreditanstalt für Wiederaufbau do edital MMA/PDA, que conta com a participação de instituições parceiras, entre elas a Embrapa Roraima.

As principais linhas de ações são a recuperação de áreas alteradas por meio do manejo e conservação do solo e o uso de sistemas agroflorestais.

Os sistemas agroflorestais - SAF’s, envolvem a combinação de espécies de cultivo anuais, perenes e semi-perenes e espécies lenhosas (arbóreas, arbustos e palmeiras) em uma mesma área de forma seqüencial ou simultânea, podendo haver ainda a combinação de espécies animais conforme o uso e peculiaridades de cada área.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Liane Marise Moreira FerreiraEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • implantação de frutifera nas áreas degradadas na mata
    Rorainopolis necessita de trabalhos realizados com apoio da EMBRAPA no sistema SAF'S, para desenvolver essa atividade produtiva em áreas degradadas ociosas utilizadas por pastagens. O artigo é muito importante para Agricultura Familiar.
    Mário Cesar Martins Costa de Freitas - 02/07/09 21:30

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br