Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Agricultura irrigada X Saúde ambiental: existe um conflito?

13/03/2002

Nos debates atuais sobre o gerenciamento dos recursos hídricos do planeta, chegou-se a conclusão de que sem a irrigação não seremos capazes de produzir toda a alimentação que a população mundial crescente demanda. Mas quanto da água disponível do planeta deverá ser alocada para a irrigação e quanto deverá ser mantida para o funcionamento saudável do ambiente? Este foi o tema do diálogo "Uso da Água na Produção de Alimentos e Segurança Ambiental" que se iniciou na República Democrática do Sri Lanka no final do ano de 2000 sobre como compatibilizar, no século XXI, a competição dos vários usos da água. O que se pretende, a longo prazo, é otimizar o uso da água na produção sustentável dos alimentos e ao mesmo tempo melhorar a qualidade e manter a biodiversidade dos recursos naturais.

Esta discussão é de extrema importância, pois sabe-se que a agricultura irrigada é a que mais desvia água da natureza para as necessidades humanas de produção de alimentos. Isto é verdade, principalmente em países da Ásia e do Saara Africano onde entre 80% e 90% da água doce é utilizada na produção de alimentos.

Atualmente, a irrigação é utilizada em 17% das áreas aráveis do planeta, sendo responsável por 40% da produção mundial de alimentos. A irrigação usa aproximadamente 70% das águas retiradas do sistema global de rios, lagos e mananciais subterrâneos. Os outros 30% são utilizados em outros usos, tais como o industrial e municipal, geração de energia, recreação, etc. Estimativas indicam que até o ano 2025, a irrigação deverá expandir entre 20 a 30% para atender a crescente demanda da população. Assumindo que o padrão de alimentação irá melhorar em vários países, cogita-se que haverá um aumento de 40% na quantidade de grãos que a população mundial necessitará.

Atentos a esta necessidade e ao uso racional da água, os setores de irrigação já contam com tecnologia para atender à nova realidade e divulgam amplamente o conceito "maior produção por gota de água". Ambientalistas, por outro lado, lembram que o uso racional da água na irrigação, não é somente uma questão de utilizar a melhor tecnologia disponível, mas também de ter preocupações ambientais e obter o aval das comunidades locais. Especial atenção deve ser dada também ao uso de técnicas de conservação de solo e a minimização do uso de biocidas na agricultura irrigada, pois essa atividade poderá resultar em um aumento da contaminação não só das águas superficiais como também das águas subterrâneas.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Vânia da Silva NunesEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • pergunta
    Assim haverá alguma instituição para cuidar da racionalidade de água do planeta
    eduardo aparecido de araujo - 03/11/09 13:56

  • pergunta
    Com o aumento das proporções de irrigação será que não vai haver escasses de água doce?
    eduard - 03/11/09 13:52

  • Compra
    Bom dia, gostaria de saber embalagem com 5 Litros o valor e qual a proporção para uma bomba de 20 litros serve para aplicar em pastagem e os animais quantos dias pode retornar ao pasto e se o frete é por conta de vc(s).
    Marcos Leite - 28/02/09 07:45

  • meio ambiente
    eu acho que devemos todos cuidar do país em que vivemos por que se nâo cuidarmos quem vai cuidar dele por nos????????? em !!!!!!!!! este é um lugar pra gente viver vamos transforma-lo num lugar melhor juntos faremos um novo mundo unidos lutamos pela preservaçÂo. ''preserve a Natureza''. ela faz parte do lugar em que vivemos
    silvi betinna costa de oliveirá - 12/06/08 07:41

  • Usos da água na agricultira, degradação ambiental, meio ambiente
    Gostei muito da sua abordagem. Gostaria de saber se vc não possui mais nenhum material sobre as temáticas que enumerei no campo assunto para me enviar por e-mail,grato Luciano Félix Estudante
    luciano félix da silva - 31/10/03 12:50

  • AGRICULTURA IRRIGADA X SAÚDE AMBIENTAL: EXISTE UM CONFLITO?
    Ótimo este artigo. A água é um bem escasso e renovável, mas poucos sabem disso, são artigos deste porte que conscientizam as pessoas de cuidar desse mais precioso tesouro da humanidade.
    William Soares - 17/07/02 17:48

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br