Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Agricultura sustentável e resgate do conhecimento tradicional.

27/01/2006

:. Do mesmo autor
A promoção do Desenvolvimento Territorial em Rondônia.

Crédito rural e trajetória individual na pequena propriedade familiar.

A comunicação no processo organizativo para o manejo florestal comunitário em assentamento rural

A busca da sustentabilidade da agricultura familiar na Amazônia compreende, dentre outras iniciativas, o resgate do conhecimento tradicional, para que em interação com o conhecimento científico, possam contribuir com o processo de gestão dos recursos naturais. Diante da inegável importância da agricultura moderna e dos seus impactos socioeconômicos e ambientais, cabe-nos uma questão, para reflexão: como pensar os conhecimentos dos agricultores? Até que ponto ainda podemos falar de conhecimento tradicional, se os próprios agricultores já acumularam conhecimentos da agricultura moderna?

O sistema de conhecimento que pautou o desenvolvimento da agricultura brasileira caracterizou-se pela fragmentação da natureza e a dicotomização da sociedade em especialistas e não especialistas. Se pensarmos no agricultor tradicional, como aquele que se reproduz socialmente em uma unidade de produção agrícola, a partir dos conhecimentos recebidos dos antepassados, estaria este, restrito as populações tradicionais indígenas e ribeirinhas?

Vários fatores têm influenciado na gradativa perda do conhecimento holístico do homem: a busca desenfreada pela dominação da natureza, a visão produtivista dos sistemas agrícolas, a expansão dos meios de transportes, que aumentaram o cosmopolitismo do homem do campo; e os meios de comunicação , que encurtaram a distância entre o rural e o urbano e passaram a influenciar comportamento. Porque olhar o céu para saber se vai chover, se a parabólica no campo informa a previsão meteorológica?

O projeto “Comunicação e educação para gestão ambiental e transferência de tecnologias, em comunidades ribeirinhas do Rio Madeira”, que vem sendo desenvolvido pela Embrapa Rondônia, nas comunidades Cujubim Grande e Porto Seguro, em Porto Velho, busca compreender essa realidade, exercitando o resgate e valorização do saber tradicional, através de grupos comunitários de estudo (GCE).

Um dos grupos constituídos é o que estuda o açaí, tem promovido discussões sobre o uso da espécie nas comunidades, e objetiva realizar inventário das populações naturais e estudo socioeconômico do sistema de produção. Participam do GCE Açaí, técnicos, pesquisadores e agricultores familiares que tem tradição na coleta e comercialização do açaí e outros que estão na expectativa de cultivá-lo. Assim, nessa interação, em Oficinas de trabalho, o grupo coloca em comum e discute os conhecimentos sobre diversos aspectos da cultura.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Vania Beatriz V. de OliveiraEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAFRO

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br