Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Agronegocio e crescimento economico paranaense

03/10/2005

:. Do mesmo autor
Crise no Agronegócio: Reflexos na sociedade

Agronegócio: O motor da economia brasileira e o dinamismo da economia paranaense

O futuro do Agronegócio Brasileiro, perante cenário de Crise Econômica Mundial

O objetivo deste artigo é mostrar o importante papel desempenhado pelo agronegócio dentro da economia paranaense e paralelamente seu desempenho na economia brasileira, tanto em termos de participação no PIB quanto na balança comercial.

Atualmente o agronegócio tem sido a principal locomotiva da economia brasileira, respondendo por um em cada três reais gerados no país, moderno, eficiente e competitivo, o agronegócio brasileiro é uma atividade prospera, segura e rentável.

No caso paranaense, a partir da década de 90, o estado tornou-se o maior produtor de soja e trigo e um de seus maiores exportadores, no entanto, isso acarretou sérias conseqüências sociais e ambientais, vinculadas a nova forma de produzir, provocando mudanças nas relações de trabalho, o que estaremos tratando no decorrer deste trabalho.

A questão Agrícola no Brasil

A atividade agrícola no país, segundo dados de 2001 da CNA (Confederação Nacional de Agricultura), ocupa 24.2 % da população economicamente ativa, caracterizando uma empregatibilidade substancial em relação aos outros setores da economia. O desenvolvimento da agricultura, considerado isoladamente, pode ser avaliado pelas colheitas recordes de grãos, especificamente de soja e milho, com volumes da ordem de 98.6 milhões de toneladas na safra 2001/2002.

Nas três primeiras décadas, a economia brasileira ainda identifica-se como agroexportadora e a cultura cafeeira era a principal atividade produtiva geradora de divisas. Voltada totalmente para a exportação, a agricultura brasileira (essencialmente impulsionada pelo comércio mundial cafeeiro) sofreu as conseqüências da grande depressão de 1929, quando o reflexo dos negócios na Bolsa de Nova Iorque atingiu o setor, uma vez que abalados pela crise, os EUA reduziram drasticamente a compra de produtos estrangeiros e suspenderam totalmente os empréstimos a outros países.

Na década de 60 a agricultura do país por ser atrasada, representava um empecilho ao desenvolvimento econômico, ou seja, ao processo de industrialização nacional.

Durante a fase do “milagre econômico”, período compreendido de 1967 a 1973, acreditava-se que o crescimento produtivo da agricultura nacional resolveria os principais problemas econômicos. Daí então as sucessivas supersafras desde aquele período.

Os resultados do processo histórico de modernização da agricultura nacional nos mostram que a questão agrícola sofreu as prioridades políticas e econômicas de desenvolvimento, uma vez que o estado através do crédito rural de investimento e custeio contribuiu para implantar a modernização no campo, entendida enquanto mecanização pesada e insumos modernos.

O processo de industrialização da agricultura e, posteriormente, a agroindustrialização nacional proporcionaram ganhos consideráveis de produção e produtividade a partir dos anos 70, principalmente nos setores que apresentavam vantagens comparativas significativas no comércio agrícola mundial. Em contrapartida, o crescente processo de constituição dos complexos agroindustriais proporcionou, já nos anos 80, a ampliação da concentração da estrutura fundiária, a queda do nível de renda dos agricultores e trabalhadores rurais e o arrefecimento do nível de emprego agrícola. Estes são fatos significativos, principalmente num país de enorme potêncial agrícola e agroindustrial – grande extensão territorial, condições climáticas extremamente favoráveis, mão-de-obra farta e barata, parque agroindustrial consolidado que, por falta de políticas públicas eficientes, não efetivou soluções para a questão agrária nacional.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima Topo da página


Maristela CostaEnvie um email!
Economista - CESUFOZ

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • brasil crecimento economico
    obrigado ,por essa noticia,
    jussania - 24/11/08 11:19

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br