Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Agronegócio: O motor da economia brasileira e o dinamismo da economia paranaense

03/08/2006

:. Do mesmo autor
Agronegocio e crescimento economico paranaense

Crise no Agronegócio: Reflexos na sociedade

O futuro do Agronegócio Brasileiro, perante cenário de Crise Econômica Mundial

O Agronegócio é o motor da economia nacional e paranaense, registrando importantes avanços quantitativos e qualitativos, se mantém como setor de grande capacidade empregadora e de geração de renda, cujo desempenho médio, tem superado o desempenho do setor industrial. Ocupando posição de destaque no âmbito global, tem importância crescente no processo de desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico da economia e pela sua capacidade de impulsionar os demais setores. (indústria, comercio, turismo, etc.)

É nítido que o crescimento do agronegócio brasileiro nos últimos anos, com sucessivas quebras de recordes de produção, produtividade e de exportações, se constituiu na grande âncora do governo brasileiro na política de contenção da inflação e para a geração de saldos expressivos na balança comercial. O agronegócio fora o fator determinante para minimização dos desequilíbrios das contas externas brasileiras e além de ter sido a âncora do Plano Real contra a inflação, contribuiu decisivamente para as exportações com saldo comercial setorial positivo, sendo valido lembrar que os setores não agrícolas foram altamente deficitários.

Se tratando de Paraná, este é o Estado do Brasil em que o agronegócio tem a participação mais expressiva na economia, estando consolidado em praticamente todo o território. A atividade agropecuária está nas raízes do processo de desenvolvimento; contribuindo decisivamente para a renda, emprego, exportações, desenvolvimento do interior e equidade regional.

A expansão da agricultura e da pecuária paranaense ocorreu em nível superior ao média nacional nos últimos anos, embora sujeito às adversidades, esta tendência deve se confirmar para as próximas safras, o que justifica o ambiente de otimismo entre os envolvidos no agronegócio regional.

Não restam dúvidas de que o agronegócio tem exercido fortes influências para o crescimento e desenvolvimento econômico tanto brasileiro quanto paranaense.

A globalização, a abertura comercial e a estabilização econômica têm influenciado fortemente, mas para incrementar ainda mais os índices observados, tanto o Brasil quanto o Estado do Paraná carecem de políticas macroeconômicas saudáveis, melhoria da infra-estrutura física (estradas, portos) para facilitar o escoamento da produção, reforma tributária e simplificação dos procedimentos, para continuar sendo o agronegócio o maior negócio da economia mundial.

Maristela CostaEnvie um email!
Economista - CESUFOZ

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Agrónegocios
    Sou estudante em tecnologia agrónegocios e queria receber assuntos e comentarios, sua origem como é formado,agradeceria muito se vocês me ajudase nessa aréa pois é meu 1 semestre e preciso de ajuda muito obrigada
    Elza moura - 13/08/08 07:04

  • agronegócio
    o assunto em pauta é de grande impórtãncia,em se tratando de um país de economia impulsionada pelo setor primário.No dia de amanhã irá ser publicado um artigo de minha autoria, em em jornal local. Este é um tema que está muito relacionado com a função que desempenho, sendo professor de Administração e Economia rural.
    julio cesar lima - 27/06/08 18:12

  • sob agronegocio
    acho muito interessante gostaria de receber os assuntos aqui comentados no meu email faço curso de tecnica em agricultura adoro as aulas de agronegocios como ele e formado sua origem sua importancia para a economia brasileira se puoderem fazer isso por mim agradeceria muito
    livia natana - 18/05/08 19:26

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br