Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Agronomia versus Biodiversidade

07/11/2001

:. Do mesmo autor
Controle biológico

Trichoderma spp - microrganismo utilizado no controle de fitopatógenos

Dentre os numerosos problemas que a sociedade brasileira enfrenta, assim como outros países em desenvolvimento, dois são de inegável importância numa perspectiva sustentável: como garantir a produção de alimentos em escala e custo que atendam a demanda interna e o mercado internacional, e como preservar a biodiversidade nas diversas regiões do país?

Neste contexto, é importante considerar o papel de vários profissionais como, por exemplo, agrônomos e biólogos, os quais são agentes capazes de garantir a sustentação da atividade agrícola numa visão de preservação ambiental, uma vez que o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade do planeta.

A atual deterioração da biodiversidade tem causas diretas e indiretas. As diretas incluem o empobrecimento e a fragmentação do habitat, a invasão por espécies introduzidas, a super exploração dos recursos bióticos, a poluição, as mudanças climáticas mundiais, a agricultura e o reflorestamento com fins industriais. À medida que se percebem os prejuízos causados pelo desenvolvimento não sustentável à vida e à subsistência humanas, a busca de soluções deve dirigir-se às causas da crise da biodiversidade, que estão arraigadas no nosso modo de vida, isto é, nos índices demográficos, na maneira como a espécie humana vem progressivamente aumentando seu espaço ecológico, na apropriação constante da produtividade biológica da terra, no consumo excessivo e insustentável dos recursos naturais, entre outros. “Do mesmo modo que a biodiversidade é um recurso essencial para o desenvolvimento sustentável, encontrar mecanismos sustentáveis para a vida é essencial para conservar a diversidade biológica”.

Assim, cabe aqui a introdução de alguns conceitos cruciais para a compreensão da vida na Terra, onde, plantas, animais, microrganismos, etc. vivem em inter-relação mútua e com o entorno físico nos ecossistemas, constituindo o fundamento para o desenvolvimento sustentável.

Com esta visão, biodiversidade é a riqueza da vida no planeta, ou seja, é o total de genes, espécies e ecossistemas de uma região. A biodiversidade pode ser classificada em três categorias:

Diversidade genética: refere-se à variação dos genes dentro das espécies, envolvendo diferentes populações da mesma espécie (como no caso de milhares de variedades tradicionais do arroz indiano) ou a variação genética dentro de uma população.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Josiane Pacheco MenezesEnvie um email!
Bióloga - UFSM

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • muito interessante
    Quero parabenizar todos os responsáveis pelo funcionamento desse site, e aproveitar a oportunidade para dizer que gostei muito desse artigo, pois possue um excelente conteúdo. Meus parabéns a todos!!!!!!
    wesley sebastião - 07/12/05 09:24

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br