Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

21/02/2005

No Brasil, existem poucos relatos sobre levantamentos de anfíbios aliado ao conhecimento da história natural e da ecologia de cada espécie. Infelizmente, na região do Centro-Oeste são escassas estas informações de fundamental importância para o estabelecimento de programas de conservação da fauna local. No entanto, em 1997 a Embrapa Pantanal apresentou uma listagem das espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas) existentes na região do Pantanal Sul e de seu entorno, no documento final do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (PCBAP).

Para este trabalho contou-se com o apoio do CNPq/RHAE, através da consultoria do pesquisador da Universidade Federal do Amazonas. O estudo foi realizado através de levantamentos terrestres, percorrendo-se a área a pé, verificando-se todos os corpos de água da Estação Ecológica Nhumirim, e seus arredores, assim como em locais tais como: rio Paraguai, Jacadigo, Serra do Urucum, Maracaju, e Bodoquena. A Estação Nhumirim (600 ha) está localizada no Pantanal da Nhecolândia e faz parte da área total da fazenda (4310 ha), de propriedade da Embrapa Pantanal. As coletas foram realizadas à noite em Novembro de 1994 e em Janeiro de 1995. O levantamento coincidiu com período de chuvas no Pantanal, que reflete em picos de atividades reprodutivas dos anfíbios. Os adultos podem ser facilmente localizados próximos de corpos de água, pois os machos vocalizam na tentativa de atrair as fêmeas reprodutivas, e os diferentes sons que cada espécie emite orienta a localização, a captura dos indivíduos e auxilia na identificação das espécies. Os exemplares coletados foram preparados e fixados com formol a 10% e depois acondicionados em vidros imersos em álcool a 70% e depositados na Coleção de Referência da Herpetofauna e Mastofauna do Pantanal, localizada na Embrapa Pantanal – Corumbá, MS.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Marcelo GordoEnvie um email!
Pesquisador - UFA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br