Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Aplicações de GPS - Sistemas de posicionamento Global

29/04/2005

:. Do mesmo autor
Geoestatística como subsídio à implantação de agricultura de precisão

O homem, por possuir um senso natural de orientação, desenvolveu ao longo do tempo diferentes e refinados meios para saber onde está em qualquer ponto da Terra. Durante muito tempo, a humanidade utilizou-se de recursos naturais para se orientar, como o sol, as estrelas, acidentes topográficos, direção predominante dos ventos, etc.

Mas a evolução científica e tecnológica influenciou de forma decisiva o desenvolvimento da Geodéisa e da Cartografia. As observações de satélites artificiais iniciaram-se aproximadamente na década de sessenta e revolucionaram as técnicas de posicionamento. O primeiro sistema de satélites artificiais utilizado foi o TRANSIT, que teve seus fundamentos idealizados com o objetivo de navegação. Teve como idéia básica a localização sobre a Terra de uma antena receptora de sinais, emitidos por satélites artificiais em órbita terrestre de posições perfeitamente conhecidas.

Atualmente, uma das formas mais simples de se obter coordenadas de pontos amostrais é por meio do uso de um receptor de GPS. Este determina, além da localização de um ponto qualquer, a velocidade e o tempo. O sistema GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) na década de 70 e entrou em atividade em 06 de janeiro de 1980.

Os satélites geodésicos são observados com dois propósitos: navegação e posicionamento. Nos dois casos o que se quer é a posição de um ponto. O sistema mais conhecido é o Global Position System ou Sistema de Posicionamento Global (GPS). Além do sistema GPS, também existem outros, onde destacam-se o sistema russo em operação, chamado de GLONASS, e o sistema europeu, chamado GALILEU, que estará em operação a partir de 2008.

O sistema GPS é constituído por três segmentos: espacial, controle e usuário.

O segmento espacial é constituído por 24 satélites em órbita a 20.200 km de altitude. Cada satélite move-se, acima da superfície da Terra, numa velocidade de 2.000 mph, completando uma órbita a cada 12 horas. As órbitas são arranjadas para que cada satélite repita a mesma trajetória uma vez a cada 24 horas. Assim, em qualquer ponto da Terra, num dado momento, é possível obter informações de no mínimo quatro satélites. Dessa forma, utilizando-se os receptores de GPS, é possível localizar qualquer ponto por meio de suas coordenadas, isto é, latitude e longitude (Coordenadas Geográficas) ou mN e mE (UTM - Universal Transversa de Mercator), ou ainda outro sistema coordenadas qualquer.

Já o segmento controle é composto por uma estação de controle mestre (GPS Master Control Station), localizada na base da Força Aérea Americana, no Colorado, e quatro outras estações de monitoramento, localizadas em torno da Terra (Havaí, Nova Zelândia, Índia e no meio do Atlântico). Estas estações monitoram e controlam os sistemas dos satélites GPS, acompanhando suas rotas, velocidades e localizações. As estações transmitem dados para os satélites em órbita, que, por sua vez, os retransmitem de volta à Terra para uso nos receptores GPS.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Édson Luis BolfeEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPATC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • E topografia
    tenho focação pelo o servissos topografico pois foi em Março de 1958 que trabalhei com um dos mais talentoso agronimo Dr. bernardo Saião na sirculação do Distrito Federal onde este grande amigo só mim deixou saudade pois perdeu a vida no desbravamento da rodovia belem brasilia, hoje com setenta anos vejo na minha mente aquela trajedia ficou de lembrança as praticas com atopografiajá passaram 52 anos e não esqueço um abraço
    José Moreira Neto - 11/05/09 08:27

  • admiradissimo com os trabalho feito com gps
    faço um servisso de topografia com um sinples gps garmin as veis fico surpreso com a alta tecnologia descuberta pelo s grandes cientista que graça a estes heroique temos no nosso brasil uma facilidade incrivel no sevissos de topografias agradeço um forte abraço deste baiano que vive no sertão da bahia obrigado
    José Moreira Néto - 29/10/08 17:46

  • localização
    Gostaria de saber se posso ser localizada em qualquer parte de BH mesmo sem saber o meu destino
    claudirene dias cordeiro - 23/02/08 19:35

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br