Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Pantanal: Risco de Contaminação por Biocidas

Página 2/2

:. Do mesmo autor
Pantanal: Um bioma ameaçado

A Problemática Socioeconômica e Ambiental da Bacia do Rio Taquari e Perspectivas

O Agronegócio no Pantanal e a Necessidade de Diversificação Agropecuária

Tendências do Agronegócio no Pantanal e a Globalização da Economia

Potencial do Agronegócio no Pantanal e a Demanda por Tecnologias

E o Jacaré do Pantanal pode também se contaminar por Mercúrio?

O Pantanal e a acontaminação por Mercúrio

Níveis de Mercúrio na Carne de Peixes como Indicadores de Contaminação do Pantanal.

A EMBRAPA e a conservação do Pantanal

Penas de aves como indicadores de mercúrio no pantanal

Os resultados do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai, mostraram relação entre a qualidade de sedimento dos rios e os princípios ativos cloropirifós, ciclodienos e triazinas. Esses resíduos foram detectados em níveis elevados no sedimento dos rios São Lourenço, Negro e Taquari, evidenciando que os pesticidas utilizados na agropecuária dos planaltos da BAP estão, efetivamente, atingindo os ecossistemas aquáticos do Pantanal.

O Pantanal possui fauna e flora abundante e diversificada. No entanto, percebe-se que está ocorrendo redução dos estoques de determinados peixes nobres, em algumas bacias hidrográficas. No entanto, é interessante constatar, que, o governo brasileiro, através da constituição federal de 1988, legitimou o Pantanal como patrimônio nacional e as Nações Unidas como Reserva da Biosfera. Será que as sociedades brasileira e internacional vêem efetivamente o Pantanal como tal? Então, porque nas últimas décadas o Pantanal vem sofrendo tantas ameaças? Tudo indica que a legislação ambiental existente contempla as questões básicas inerentes à preservação e conservação de fauna e flora. Mas, em que aspectos estamos efetivamente pecando? Quais são as principais causas desse “status quo”? Será que se trata de falta de educação ambiental de base? Ou estamos interessados no imediatismo e muito pouco preocupados com as futuras gerações?

O fato é que a planície pantaneira, desde o final da década dos anos 70, vem sendo ameaçada pela efetivação da agropecuária no planalto. E até quando os mecanismos naturais de defesa do Pantanal ainda resistirão a tanta agressão?

Bibliografia Consultada

MATO GROSSO DO SUL. Macrozoneamento de Mato Grosso do Sul quanto ao uso de agrotóxicos. Mato Grosso do Sul-SEMA/MINTER. Campo Grande. 1989.

Oliveira, M. A. G.; Dores, E. F. G. de C. Níveis de praguicidas organoclorados no leite materno de uma população de Cuiabá - Mato-Grosso. Pesticidas. Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente. Curitiba. V. 8, p. 77-90. Jan/dez. 1998.

Marques, D.; Cybis, L. F. Qualidade das águas e dos sedimentos. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal. Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (Pantanal) – PCBAP: DIAGNÓSTICO DOS MEIOS FÍSICOS E BIÓTICOS. HIDROSSEDIMNTOLOGIA DO ALTO PARAGUAI. Brasília, v. 2, t. 2-b, p. 387-462 il. 1997.

Vieira, L. M.; Galdino, S.; Padovani, C. R. Utilização de pesticidas na agropecuária dos municípios da Bacia do Alto Taquari de 1988 a 1996 e risco de contaminação do Pantanal, MS, Brasil. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2001. 53p. (Embrapa Pantanal. Circular Técnica, 27).

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Luiz Marques VieiraEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP
Sérgio GaldinoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2021 Agronline.com.br