Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A Força do Rádio e os Novos Desafios da Comunicação Rural

Página 3/3

:. Do mesmo autor
O Sinal Verde para a Reestruturação da Agroindústria do Leite no Agreste Pernambucano

Em Sergipe, a equipe de rádio da Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade localizada em Aracaju, vem se destacando pelo toque de originalidade dos seus e dos programas da Unidade de Execução de Pesquisa de Rio Largo, em Alagoas, também vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros, nos quais poesias, radiodramas, aboios e outras manifestações folclóricas e culturais do sertão nordestino, produzidos com exclusividade para o Prosa Rural, são escritos e interpretados pelos próprios integrantes do grupo.

Esse é o campo em que está plantado o ‘Prosa Rural’, cujo êxito resulta da simplicidade de seu formato e da objetividade nos temas explorados. Some-se a isso a dedicação de todas as pessoas envolvidas na produção e divulgação do programa. Testemunho maior desse sucesso são os casos em que, a pedido dos ouvintes, o ‘Prosa’ tem sido levado ao ar diariamente e, segundo depoimento de alguns radialistas, contribuído para reforçar a audiência e enriquecer o trabalho dessas emissoras. Somente na faixa do semi-árido nordestino e norte de Minas Gerais, hoje são mais de 450 emissoras, entre educativas, comerciais e comunitárias veiculando o programa. O crescente êxito do Prosa Rural contribuiu para que rapidamente ele chegasse até as regiões Norte e Sudeste do Brasil, sendo que as Unidades da Embrapa no Centro-Oeste já dão os primeiros passos para a produção e divulgação do programa naquela região.

Pouco importa o sotaque, pois em todo processo de comunicação cujo código é a palavra, basta simplesmente usá-la de forma clara e espontânea, para que a mensagem tenha ressonância. E nesse particular, diga-se de passagem, o Prosa Rural segue cumprindo o seu objetivo precípuo, levando ao produtor e à juventude rural orientações que indicam a construção de novos caminhos para os pequenos agricultores brasileiros.

* O autor é da Área de Negócios para Transferência de Tecnologia,da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


José Gouveia FigueiroaEnvie um email!
Técnico de Nível Superior - EMBRAPA/CPATC

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br