Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Espécies selvagens serão utilizadas no melhoramento genético do arroz

Página 2/2

Os resultados desse trabalho, além de serem úteis para o programa de melhoramento de arroz da Embrapa, poderão servir para futuros programas de conservação dos recursos genéticos no estado de Roraima.

Rangel justifica que a expedição está sendo realizada em Roraima porque o estado tem biomas totalmente diferentes de outras regiões do Brasil e, por suas características de clima e solo, diferencia-se até mesmo de outras regiões de cerrado. Outras regiões com características interessantes para a pesquisa também serão alvo de coleta. Esse trabalho faz parte do projeto “Identificação, Coleta, Mapeamento e Conservação de Variedades Tradicionais e Espécies Silvestres de Arroz no Brasil”, que integra o projeto Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – Probio, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Participam do projeto a Embrapa Roraima, Boa Vista (RR), e a Embrapa Arroz e Feijão, de Goiânia (GO), ambas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também participam a Secretaria de Agricultura e do Órgão Ambiental Naturatins, ambos do Estado de Tocantins. A expedição em Roraima conta com o apoio da unidade local do Ibama.

Conservação Genética - Diante do risco de desaparecerem do meio ambiente e pela sua importância na pesquisa de melhoramento, as espécies silvestres serão incorporadas ao banco de germoplasma da Embrapa, para conservação e caracterização de recursos genéticos. Pesquisas anteriores da Embrapa, nos últimos nove anos, já resultaram em 35 linhagens de arroz, desenvolvidas a partir de coletas nos estados de Ceará, Paraíba, Tocantins, Goiás e Roraima.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Síglia Regina dos Santos SouzaEnvie um email!
Jornalista - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br