Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Lei de inovação

Página 2/2

Para São Carlos, representada pelas suas universidades e instituições de pesquisa, isso significa maior estímulo para continuar a trilhar o caminho pioneiro iniciado há duas décadas. De fato, a Lei de Inovação traz, de forma concreta, depois de mais de vinte anos anos, legitimação às práticas pioneiras desencadeadas há anos, por alguns laboratórios das universidades locais, de estimular nos seus pesquisadores e estudantes o empreendedorismo com uma opção de carreira. A ousadia de alguns pesquisadores e intra-empreendedores de então foram fundamentais na criação do novo paradigma da inovação e do empreendedorismo, com todos os custos do pioneirismo, valeu a pena e, com isso, hoje a cidade pode colher os frutos de possuir uma base industrial muito mais diversificada e equilibrada e, como conseqüência, menos susceptível no seu conjunto aos desequilíbrios macroeconômicos.

Os desafios para tornar as empresas brasileiras mais inovativas e competitivas são imensos, mas nunca o Brasil havia colocado a inovação na agenda do dia como o faz agora, criando as bases para o início de um novo ciclo virtuoso importante para o nosso desenvolvimento sócio-econômico.

São Carlos tem oportunidades imensas para acelerar o seu processo de consolidação como um dos mais importantes pólos tecnológicos do país. Tanto a USP quanto a UFSCAR, com seus laboratórios de excelência em várias áreas das ciências, notadamente através de seus centros de excelência em opto-eletrônica, cerâmica avançada, biotecnologia, mecânica de precisão, além de seus muitos outros fortes grupos de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, têm a oportunidade ímpar de incrementar a opção pela inovação tecnológica geradora de valor econômico e o estímulo à carreira empreendedora de seus pesquisadores e alunos. No agronegócio, as duas unidades locais da Embrapa poderão continuar a dar contribuição determinada no sentido do Brasil tornar-se um país cada vez mais competitivo, ao investir em tecnologias relacionadas com a agricultura de precisão, rastreabilidade e certificação de origem, segurança biológica, bioenergia, biodiesel, sanidade e segurança alimentar, agricultura orgânica, manejo de sistemas agro-florestais e aumento de produtividade. Para além da inovação, com o estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica, gerador de negócios, valor econômico e empregos, como é o caso da Embrapa Instrumentação Agropecuária, escolhida para ser uma das pioneiras entre todas as Unidades da Embrapa, em projeto de estímulo ao empreendedorismo, em parceria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, a coordenadora de rede de pesquisa em nanotecnologia aplicada à agricultura e pioneira no lançamento de Instituto de Inovação e Negócios, em parceria com o Premio Nobel de Química do ano 2000, o prof. Alan. G. McDiarmird.

Se mesmo sem os estímulos da Lei de Inovação São Carlos já despontava no cenário nacional como um pólo pujante de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, agora a oportunidade para fazer desse esforço pioneiro uma marca definitiva se acentuou fortemente. O aproveitamento dessa oportunidade nos interesses de seus cidadãos dependerá mais uma vez da visão e do esforço contínuo, o que, os fatos mostram, não tem faltado àqueles aqui envolvidos com a educação e pesquisa científico- tecnológica. Mesmo com um ambiente altamente favorável, ainda assim, é preciso determinação das lideranças locais para aumentar a transferência de tecnologias para o setor produtivo que é o setor que emprega, gera renda e impostos. Os arranjos produtivos locais podem agora com o amparo da Lei de Inovação enfrentar com mais vigor a velocidade das mudanças, que num mundo globalizado não respeita fronteiras e atropela os mais lentos.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Clóvis BiscegliEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CNPDIA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br