Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Agroenergia: Óleos vegetais, o substituto do diesel

Página 2/2

1- Pirólise do óleo vegetal.

A pirólise é um processo de conversão-química baseado no aquecimento de óleo vegetais a altas temperaturas e na presença de um gás inerte, como o nitrogênio. A pirólise do óleo vegetal produz dezenas de produtos químicos semelhantes aos dos derivados de petróleo. A vantagem é que os produtos gerados pela pirólise podem ter outras aplicações, como solvente, matéria primas de plásticos etc. No entanto é um processo ainda caro.

2- Biodiesel ou mono esteres de ácidos graxos.

O biodiesel é o produto da conversão dos triglicerídeos (compostos de ácidos graxos e glicerina) em mono esteres de ácidos graxo e glicerina. Esse processo é conhecido como transesterificação e consiste da reação do óleo com um álcool (etanol, por exemplo) na presença de um catalizador. É o principal produto derivado de óleos vegetais e gordura animal que está sendo avaliado para substituto do diesel. O governo já determinou que a partir do próximo ano o diesel já contenha 2% de biodiesel.

O biodiesel tem como desvantagem ao uso de óleo puro custo mais elevado, pois precisa da realização de uma reação química e da separação da glicerina. A vantagem é a menor viscosidade e menor deposição de carbono se comparada ao óleo virgem.

Independente do processo a ser usado, ainda há necessidade de muita pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I) para a conversão de triglicerídeos num substituto de qualidade para o óleo diesel. No Programa Nacional de Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançado em Piracicaba no dia 14 de outubro desse ano, há dezenas de ações de PD&I a serem desenvolvidas tanto do ponto de vista agronômico quanto industrial.

No momento, por exemplo, vai se usar as fontes disponíveis no mercado, como óleo de mamona, dendê, soja, etc, que não são necessariamente as matérias-primas ideais para a substituição do diesel. Com a grande variação química que existe nesses óleos, a qualidade do biodiesel irá variar muito, o que poderá ser uma grande desvantagem para a aceitação do programa. Com os dados atuais, o melhor óleo vegetal teria em sua composição principalmente derivados de ácido oleico, que combina boa viscosidade com boa estabilidade e alto número de cetano. Hoje esse óleo seria, por exemplo, o azeite de oliva que tem cerca de 75% de ácido oleico na sua composição. Tanto por sua baixa produção quanto pelo custo não é viável para o biodiesel. Mas certamente com as técnicas clássicas de melhoramento ou de engenharia genética, um grande número de cultivares, com óleo de alta qualidade, deverá estar no mercado em alguns anos.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Luiz Alberto ColnagoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CNPDIA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • bio diesel
    ola eu frabrico bio diesel a mais de um ano com Ôleo de fritura usado ,uso na acricultura,tenho um trator e uma tobata uso 100% de bio diesel.
    waldir muniz ramos - 04/01/08 13:51

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br