Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Poluição por pesticidas no Pantanal

Página 2/3

:. Do mesmo autor
Ocorrência do fenômeno natural “dequada” no pantanal.

A influência do ciclo de cheias e secas na sustentação da cadeia alimentar do rio Paraguai, Pantanal - MS.

Contaminação de corpos d'água na região de Corumbá

Índice de qualidade de bacia – nova proposta para gestão da bacia do rio Miranda

Determinação de impactos e conservação dos recursos hídricos na bacia do alto Paraguai

Para as análises de pesticidas, amostras de água e sedimento dos principais tributários do rio Paraguai em toda a BAP foram coletadas na área de transição planalto-planície, antes da entrada para o Pantanal, sendo realizadas no Laboratório de Análise de Resíduos de Biocidas da UFMT. Foram amostrados 16 rios: os tributários da margem direita do rio Paraguai (rios Jauru, Cabaçal e Sepotuba) e os da margem esquerda, como os pertencentes à bacia do rio Cuiabá (rios São Lourenço, Vermelho, Itiquira, Correntes e Piquiri), e os rios Taquari (com seus afluentes Coxim e Jauru), Negro, Miranda (e seus afluentes Aquidauana e Salobra), Apa, além do próprio rio Paraguai. Amostras foram coletadas durante o início do período de chuvas, quando os pesticidas, nutrientes e solo são mais facilmente lixiviados/carregados para dentro dos rios com as primeiras enxurradas, nos anos de 2001-02 e 2004. Os pesticidas mais utilizados na região são os herbicidas (como trifuralina e simazina), que podem alterar a fotossíntese de plantas aquáticas, e o inseticida endossulfan, que possui alto potencial de toxicidade para peixes. Ao todo 32 princípios ativos foram analisados, sendo 9 herbicidas e 23 inseticidas.

Os resultados das coletas de 2001-02 indicaram que 83%, das 46 amostras de água analisadas, estavam contaminadas com pelo menos um desses compostos, alguns em concentrações abaixo do limite máximo estabelecido pela legislação brasileira (Resolução 357/2005 do CONAMA), a qual contempla apenas alguns princípios ativos e somente em amostras de água. Em 2004, foram detectados também alguns piretróides (lambda cialotrina- LC, cipermetrina e deltametrina- DE) em diversas amostras de sedimento. Os piretróides são inseticidas de uso muito intenso na agricultura, porém não são substâncias muito persistentes, tendo meia-vida no solo variando de 1 a 6 semanas. Entretanto, LC apresenta alta toxicidade para peixes e invertebrados aquáticos e DE possui também alta toxicidade para peixes e afeta insetos herbívoros aquáticos.

Porém, a simples detecção de resíduos de pesticidas é preocupante, pois, em termos ecológicos, o efeito crônico (ao longo do tempo) da contaminação, mesmo sob concentrações baixas (sub-letais), é muito difícil de se determinar a curto e médio prazo, mas pode originar alterações imperceptíveis e de longo prazo, como a diminuição do potencial biológico (diminuição do sucesso reprodutivo ou maior suscetibilidade a doenças, por exemplo) de espécies tanto animais quanto vegetais. Um possível resultado negativo seria, por exemplo, a diminuição da produtividade pesqueira, com conseqüências tanto ecológicas quanto econômicas. É importante ressaltar ainda, que a presença, mesmo em níveis baixos, de resíduos de pesticidas em amostras de água e sedimento do Pantanal, onde tais substâncias não são geralmente usadas, é uma indicação de que está havendo o transporte do planalto, onde as atividades agrícolas são desenvolvidas, para a planície.

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Débora Fernandes CalheirosEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • sobre esse trabalho de voces
    devia ter mas coisas por que as veses as profª de geografia passa um trabalho e a gente vem confiante de que tem tudo aqui e não tem + as pesquisas foram otimas ass:thaline barreto
    thaline barreto - 11/05/11 21:51

  • MEIO AMBIENTE
    PARABENS PELOS COMENTARIOS.VAO ME AJUDAR EM MEUS TRABALHOS
    GESSICA - 08/10/08 03:29

  • Poluição dos Pesticidas...
    Ótima essa matéria!! É impressionante como as pessoas ainda não tem consciência do mal que toda essa poluição causa!
    Elisangela Queiroz - 17/01/08 03:27

  • poluição
    a poluição esta acabando com o meio ambiente brigado
    gabriela - 09/04/07 12:46

  • poluição do meio ambiente
    gostei muito do arigo pois necessito deste material pois, é muito util para meus estudo da faculdade,obrigado
    pablo - 29/03/07 12:46

  • Parabéns!
    Parabéns pelo artigo! Roberto
    Roberto - 31/03/06 10:50

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br