Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Poluição por pesticidas no Pantanal

Página 3/3

:. Do mesmo autor
Ocorrência do fenômeno natural “dequada” no pantanal.

A influência do ciclo de cheias e secas na sustentação da cadeia alimentar do rio Paraguai, Pantanal - MS.

Contaminação de corpos d'água na região de Corumbá

Índice de qualidade de bacia – nova proposta para gestão da bacia do rio Miranda

Determinação de impactos e conservação dos recursos hídricos na bacia do alto Paraguai

A entrada de nutrientes como NT e PT também foi avaliada. Estes nutrientes são usados nas lavouras como insumos (fertilizantes), mas podem também ter origem na contaminação por esgotos urbanos. Os rios Coxim, Miranda, Salobra e Cuiabá apresentaram altas concentrações de NT (900-1.800 g/L), atingindo o triplo das concentrações observadas no rio Paraguai (300-500 g/L), próximo à Cáceres (MT); já o PT foi aproximadamente seis vezes maior nos rios São Lourenço e Vermelho (cerca de 600 g/L). A concentração de material em suspensão (ou sedimento em suspensão) também foi mais alta nestes rios, incluindo o Coxim, entre 400-800 mg/L. Tais resultados mostram uma expressiva entrada de material alóctone, ou seja, proveniente do sistema terrestre, nos rios que drenam para o Pantanal.

O Pantanal está sendo, então, contaminado contínua e gradativamente. Caso as boas práticas agrícolas não sejam amplamente adotadas em toda a parte alta da BAP, bem como nos arrozais nas áreas de inundação (várzea) da planície, essa situação só tende a se agravar. A conservação das matas ciliares e das nascentes, o terraceamento do solo e a adoção de técnicas de plantio direto nas áreas de agricultura aumentam a capacidade de infiltração da água de chuva, a capacidade de retenção/absorção dos pesticidas e fertilizantes no solo. Além disso, a chamada agricultura de precisão torna mais eficiente o uso desses compostos. Essas “ótimas práticas” evitam/diminuem o carreamento veloz de água, solo, nutrientes e pesticidas para dentro dos rios, com conseqüente perda de solo e assoreamento (entupimento) dos mesmos. No solo, a possibilidade de que estas substâncias sejam degradadas química e biologicamente é maior, transformando-as, muitas vezes, em substâncias menos nocivas. Por outro lado, há também a possibilidade de contaminação do lençol freático e do aqüífero subterrâneo, no caso o Aqüífero Guarani, inserido em boa parte da BAP, pelos pesticidas e nutrientes infiltrados. Já o uso de pesticidas em áreas de cultivo de arroz na planície de inundação do rio Miranda é uma fonte direta de contaminação, em especial nas fases de enchente e cheia.

Os rios do Pantanal ainda apresentam certa qualidade ambiental (saúde ambiental) o que os torna capazes de “auto-depuração” (ou “auto-limpeza”), que é a capacidade de metabolizar, decompor e/ou utilizar os poluentes provenientes das lavouras e cidades. Isso se dá, pois a relação entre quantidade de poluentes, volume de água e saúde ambiental ainda é favorável, resultando em processos ecológicos ainda conservados. Contudo, esta saúde está sendo gradativamente enfraquecida pelas várias ações humanas. Os resultados já representam um sinal de alerta preocupante.

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Débora Fernandes CalheirosEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • sobre esse trabalho de voces
    devia ter mas coisas por que as veses as profª de geografia passa um trabalho e a gente vem confiante de que tem tudo aqui e não tem + as pesquisas foram otimas ass:thaline barreto
    thaline barreto - 11/05/11 21:51

  • MEIO AMBIENTE
    PARABENS PELOS COMENTARIOS.VAO ME AJUDAR EM MEUS TRABALHOS
    GESSICA - 08/10/08 03:29

  • Poluição dos Pesticidas...
    Ótima essa matéria!! É impressionante como as pessoas ainda não tem consciência do mal que toda essa poluição causa!
    Elisangela Queiroz - 17/01/08 03:27

  • poluição
    a poluição esta acabando com o meio ambiente brigado
    gabriela - 09/04/07 12:46

  • poluição do meio ambiente
    gostei muito do arigo pois necessito deste material pois, é muito util para meus estudo da faculdade,obrigado
    pablo - 29/03/07 12:46

  • Parabéns!
    Parabéns pelo artigo! Roberto
    Roberto - 31/03/06 10:50

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br