Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A dimensão educativa do desenvolvimento rural

Página 2/2

:. Do mesmo autor
Educação Rural: um debate necessário

Educação e desenvolvimento sustentável

Programa de gestão ambiental da Embrapa Pantanal

Produção de leite em assentamentos do município de Corumbá-MS

A Interação Ser Humano-Natureza

Dessa forma, a participação se concretiza no aumento da capacidade de negociação e no exercício compartilhado do poder interno da comunidade para, num momento posterior, exercê-lo em instâncias externas. Mas, para atingir este nível, é fundamental que os agentes externos subsidiem as populações a praticar o trinômio reflexão–ação–reflexão, para a construção sócio-crítica do conhecimento de sua realidade.

A educação para o desenvolvimento é tarefa da qual os agentes externos não podem se furtar se efetivamente estão comprometidos com a melhoria das condições de vida da população rural. Neste sentido é fundamental respeitar o conhecimento, ainda que restrito, do senso comum local, promovendo o entrelaçar com os conhecimentos técnicos- científicos, essencial na ampliação da capacidade de ação das pessoas, na promoção de novas culturas técnicas e na construção de conhecimentos adequados para atingir novos patamares de qualidade de vida.

Valorizar os conhecimentos locais significa também reconhecer que estes necessitam ser transformados. As aprendizagens resultantes do diálogo de saberes é que irão produzir respostas (novo conhecimento) aos problemas que a realidade apresenta e aí reside a dimensão educativa do desenvolvimento.

É nesse sentido que a Embrapa Pantanal tem desenvolvido suas atividades junto às comunidades rurais, seja incentivando a organização interna das mesmas, seja através de Dias de Campo, Palestras e Cursos que contribuam para apropriação dos conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária e avaliação crítica de seus problemas, além de valorizar

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Aldalgiza Ines CampolinEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • a dimensão educativa do desenvolvimento rural
    estou fazendo um trabalho de conclusão de curso, com o tema "a importancia da educação na extensão rural". o meu debate se evidencia justamente na prática extensionista construtivista, porém poucos são os autores que acreditam nesta nova metodologia e eu estou tendo bastante dificuldade para fazer o embasamento teorico. o seu artigo na internet mostra que eu não estou sozinha, e que tambem tem outras pessoas que acreditam em uma extensão interativa, construida,e não uma extensão imposta pelos pacotes tecnologicos.magali.
    magali treviso - 07/07/08 17:35

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br