Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
A saga de uma raça

Página 2/2

:. Do mesmo autor
Confinamento com de silagem de milho da porção superior da planta

O raçador Gaiolão

Os anos se passaram, a “aura” desta historia e suas qualidades raciais – para os padrões da época – envolveram o touro Gaiolão, que passou a ser considerado o melhor raçador Gir de seu tempo. Uma cobertura sua passou a valer dezenas de contos de réis, seu valor era talvez incalculável, mesmo assim havia sempre pessoas ávidas por compra-lo, o que aconteceu algumas vezes, sempre por valores suficientes para comprar fazendas ou milhares de bois gordos.

O ano do acontecimento da primeira grande exposição nacional da raça gir, concentrou todos os grandes “Zebuzeiros” do país em Uberaba/MG. A movimentação era intensa, o disse me disse e as apostas corriam soltas... Chegou o grande dia, dentre todos os grandes ia sair naquele dia o Grande Campeão da Raça Gir, fruto do primeiro julgamento realmente “oficial” da raça.

Finalmente, após todas preliminares e protocolos, o touro Gaiolão foi proclamado o grande campeão da raça gir de todos os tempos...

O “jeitinho” brasileiro

A algazarra era ensurdecedora, gritos e mais gritos de vivas, foguetório para todo lado. Gaiolão já estava sendo preparado para o grande desfile em carro aberto quando um dos juizes veio ao microfone comunicar que o julgamento estava cancelado por ordem judicial:

- Infelizmente, temos aqui uma ordem judicial cancelando o campeonato. Como se trata de uma feira estritamente nacional, o julgamento foi considerado ilegal, pois o touro Gaiolão não nasceu no Brasil!

Aquilo foi como um balde de água fria na cabeça de todos... O que fazer agora? A revolta começava a tomar corpo junto aos partidários do touro Gaiolão, que na ocasião pertencia ao senhor Nilo Lemos, irmão de Pedro Silva Lemos, idealizador e primeiro presidente da nossa CASMIL, e de seu cunhado, Dr. Julio Costa, casado com dona Honorina Lemos, advogado por profissão e fazendeiro por vocação. Doutor Julio, pessoa ativa e de muita iniciativa, tomou logo a frente do problema. Localizou o juiz que determinara o cancelamento e datilografou ali mesmo um mandato de segurança alegando que Gaiolão era sim brasileiro! Pois apesar de haver nascido no mar, já se encontrava em águas brasileiras e em navio de bandeira brasileira! Portanto em território nacional... Diante desta argumentação o juiz se viu obrigado acatar o mandato e validar o julgamento. Afinal quem poderia afirmar o contrario??

Hoje a cabeça de Gaiolão se encontra embalsamada, exposta em um cômodo especial da casa de dona Honorina Lemos, na cidade de Franca/SP.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Paulo Lot Calixto LemosEnvie um email!
Veterinário - SALUTTI

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • gaiolao
    Esse touro pertenceu a um criador do estado de sao paulo antes de ir para franca, e nunca foi grande campeao em uberaba
    ze licubin - 19/01/12 00:49

  • touro GAIOLÃO
    GOSTEI DA HISTÓRIA DO TOURO,TENHO UM TOURO GIROLANDO CHAMADO RABYKANO,NASCEU DIA 22/08/2000 DESDE ESSE DIA MINHA VIDA MUDOU,PARA MELHOR É CLARO,SOU GAUCHO DO LOMBO DO CAVALO,DA LIDA COM GADO E OVELHA,MISSIONEIRO DE SÃO LUIZ GONZAGA. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.
    silvio terra marques - 17/04/07 21:44

  • A saga de uma raça
    Este artigo fortaleceu meus pontos de vista a respeito da pecuária em geral. Nada se consegue sem muito trabalho, marketing e paixão... continuem a publicar "causos"como este. Artigos técnicos a gente encontra em qualquer esquina.
    Tulio Costa - 02/10/01 20:05

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br