Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Programa Zona Franca Verde - A Reestruturação do Setor Agropecuário e Pesqueiro

Página 2/2

Na área da piscicultura e da pesca é grande o salto de qualidade no setor. Os resultados são expressivos, tendo o Governo intensificado as ações nas áreas de produção de pós-larvas e de alevinos. Reativou várias fábricas de gelo em diversos municípios, implantou 13 estações de alevinagens, promoveu isenção de ICMS para aquisição de 9 milhões de litros de diesel para pescadores, suporte e apoio ao pagamento do defeso para milhões de pescadores.

Outro fator de destaque é o grande esforço que o Governo vem fazendo na área de fomento a produção tendo distribuído nos últimos 4 anos, 1.497 toneladas de sementes de arroz, milho e feijão para pequenos produtores rurais. De igual modo foram distribuídas nos últimos 2 anos 1 milhão e 64 mil mudas de banana e 860.000 mudas de diversas fruteiras. Além disso foram distribuídas 485 toneladas de sementes de juta e malva e 6,6 toneladas de sementes de hortaliças.

A Extensão Rural alcançou o universo de 40% das famílias rurais do Amazonas, com ação em 1.500 comunidades rurais expandindo sua área de atuação, tendo o Governador autorizado a abertura de escritórios em todo o interior do Estado.

Convém ainda destacar o apoio desenvolvido no processo de comercialização de produtos, onde a AGROAMAZON através do Programa de Regionalização da Merenda Escolar em parceria com a SEDUC, Articulação com Supermercados e Parceria com a CONAB já propiciou abertura de mercado para os produtos regionais.

Outra ação importante foi o incentivo dado na implantação de agroindústrias de laticínios nas bacias leiteiras de Careiro da Várzea, Autazes e Apuí, com vistas principalmente a melhoria da qualidade dos derivados

Convém ainda destacar a realização das duas últimas Campanhas de Vacinação para erradicação da febre aftosa que alcançaram índices de cobertura vacinal de 98,23% e 99,51% beneficiando milhares de criadores e contribuindo para a melhoria sanitária do rebanho bovino e bubalino do Estado.

Este cenário, determina o dinamismo da economia agrícola amazonense que nesse ligeiro balanço corresponde a mobilização de esforços e recursos do Governo do Estado que consolida e fortalece as bases das cadeias produtivas do setor agropecuário através do Programa Zona Franca Verde que já beneficia diretamente cerca de 108.435 famílias de produtores de grãos, fruticultura, mandioca, juta e malva, que produzem 387.675 toneladas de produtos numa área de 153.657 hectares. Beneficiam também cerca de 32.000 pescadores e 230 piscicultores e aproximadamente 10.000 criadores de bovinos, aves, suínos e caprinos, atingindo cerca de 1.500 comunidades rurais do Estado do Amazonas.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


José MaiaEnvie um email!
Secretário - SEPROR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2018 Agronline.com.br