Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Pastagem Ecológica e serviços ambientais da pecuária sustentável

Página 3/6

A sustentabilidade de uma pastagem só é obtida, quando se encontra um meio de conciliar os interesses dos animais com as necessidades das pastagens. Pastagens e animais têm interesses naturalmente conflitantes quando se usa superlotação. Sem um controle do pastejo, os animais acabam por degradar e destruir a pastagem. No sistema convencional, com o manejo (ou melhor, o não-manejo) através do pastejo contínuo, os animais se tornam verdadeiros predadores das pastagens, causando a sua degradação e consequentemente a degradação do solo, porque os animais no seu desespero por atender suas necessidades diárias de energia, são obrigados a tal façanha nociva por seus proprietários, chegando às vezes ao cúmulo do desgaste prematuro de seus dentes.

A tecnologia capaz de conciliar de forma mais eficiente os interesses de animais e pastagens, o Pastoreio Racional, que permite o descanso e a recuperação das forrageiras, hoje conhecido por Pastoreio Racional Voisin, foi formalizada por André Voisin e publicada há exatos 50 anos, através da primeira edição francesa de sua obra prima: "Productivité de l'Herbe" – Produtividade do Pasto – também publicada no Brasil em 1975 pela Editora Mestre Jou. A utilização de leguminosas, rasteiras, arbustivas e arbóreas, que têm a capacidade de fornecer nitrogênio ao sistema, aumenta também a produtividade das gramíneas e a eficiência de todo o sistema.

Aqueles que temem reduzir seus ganhos para alcançar a sustentabilidade terão uma grata surpresa: vão constatar que a Pecuária Sustentável, que é ótima para a saúde do Planeta, é também a maior amiga do “bolso" do pecuarista, pois além de minimizar o uso de insumos, gera ganhos significativos no quesito produtividade.

A Filosofia do trabalho do Voisin encontrou muitos seguidores em diversas partes do mundo, principalmente no Brasil, entre os quais me encontro. Desde 1.987, desenvolvo uma experiência em minha "Fazenda Ecológica", em Mato Grosso, com utilização do Pastoreio Voisin na formação ecológica de pastagens no Cerrado. Esta experiência resultou numa tecnologia que denominei "Manejo de Pastagem Ecológica".

A Pastagem Ecológica obtida no cerrado, sem desmatamentos, queimadas e arações do solo, pode ser também obtida a partir de uma pastagem qualquer, no curso de poucos anos, com a aplicação criteriosa do Pastoreio Racional Voisin, de uma diversificação das forrageiras e de uma arborização adequada. Os fundamentos da Pastagem Ecológica estão disponíveis em diversas publicações (Melado, 1999, 2000, 2002 e 2003) e no site: www.fazendaecologica.com.br.

A Pastagem Ecológica é a tecnologia que melhores resultados pode apresentar para colocar a pecuária no lado positivo da luta contra o aquecimento global, pois a mesma disponibiliza diversos "serviços ambientais", e outras vantagens para o produtor, possibilitando uma pecuária produtiva, sustentável e em equilíbrio com a natureza. Por exemplo:

AUMENTO DA PACIDADE DE LOTAÇÃO DAS PASTAGENS

Com o emprego do Pastoreio Voisin, parte integrante da Pastagem Ecológica e que consiste basicamente na rotação racional das pastagens, tem se conseguido historicamente, 2 a 3 vezes a produtividade média da região onde é implantado. Hoje a média nacional de lotação é de 0,6 UA/ha (sendo 1 UA = animal com de 450 kg de peso vivo). Com a elevação da média nacional para 1,2 UA/ha, coisa fácil com a Pastagem Ecológica, podemos ter o dobro de animais na mesma área ou mesmo reduzir a área para pecuária, mantendo o tamanho do rebanho. Abre assim a possibilidade de implantação de uma política nacional, proibindo novos desmatamentos para a expansão da atividade pecuária, resultando em maior preservação da Floresta Amazônica e do Cerrado. Evitando assim a emissão de CO2 ou equivalente. No caso do cerrado, novas pastagens poderiam ser formadas, mas sem o desmatamento, como demonstrou ser possível a experiência desenvolvida na Fazenda Ecológica.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 próxima Topo da página


Jurandir MeladoEnvie um email!
Engenheiro Agrônomo - Consultor

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • sementes
    cais sementes sao mas recomendadas para este inverno
    rafa - 25/05/10 10:42

  • Parceria
    Oi! Eu sou de Rondonia e Gostaria de emplantar o sistema na propriedade da minha familha nos somos agropecuariasta, no momento o estado de Rondonia esta engatinhado em relaçao as suas ideis. Eu passo por um grande problema que a visao do meu pai, e de outros muitos que nao tem a visao q nos temos! Estou baixando o seu artigo e vou para estudalo melhor. Meu barabens!
    Douglas W. Berton - 23/06/09 16:18

  • quero testar.
    Já lí os seus livros. Confesso que foi uma transformação no meu jeito de pensar. Terminei a dois anos atrás um curso de técnico em pecuária. Ainda não consegui comprar minha rocinha. Mas quando conseguir, te garanto. Vou implantar. Sem desmatar. Até lá. Um abraço.
    antonio nunes - 29/09/08 14:34

  • pastoreio racional
    com esse modo de produçao temos tudo a ganhar pelo fato de ser ecologico nao afetando o meio ambiente e tambem cuida do bem estar animal da vida do solo e do humano.com isso vamos ter mais diversidade no agroecossistema e mais vida.
    wiliam de paula silva - 05/04/08 12:32

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br