Página 5/6
CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Pastagens densas, cobrindo totalmente o solo permeável e rico em matéria orgânica, retêm mais água contribuindo para a redução da erosão laminar, que assoreia os cursos de água. No sistema planejado para o Manejo Ecológico, são usados preferencialmente, bebedouros artificiais, evitando-se assim a contaminação das aguadas naturais e evitando que suas margens sejam danificadas pelo pisoteio do gado, ou que sejam formadas morro abaixo, trilhas que facilitam a erosão e a formação de voçorocas e o assoreamento de corpos de água.
DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE METANO PELOS ANIMAIS
A alimentação mais abundante, variada, de melhor qualidade e nutritiva, resulta em melhor aproveitamento dos alimentos, com uma menor proporção de energia bruta ingerida perdida na forma de metano ruminal.
SEQÜESTRO DE CARBONO
Com o Pastoreio Racional Voisin, a pastagem é utilizada em rodízio, de 6 a 8 vezes por ano, sempre quando o capim se encontra próximo do seu clímax de crescimento. Com isto as forrageiras são mantidas sempre em crescimento, maximizando o processo de fotossíntese e o conseqüente seqüestro de carbono, não somente pela parte aérea, mas principalmente pelo sistema radicular que consegue se recuperar adequadamente, armazenando carbono no perfil do solo. A maior parte das forrageiras consumidas pelo gado é devolvida ao solo através dos dejetos (sempre distribuídos homogeneamente pela área dos piquetes) aumentando o nível de M.O. do solo, com a conseqüente retenção do carbono. A arborização, cujo "stand" (no de árvores/ha) adequado, é muito superior ao geralmente imaginado, contribui também para aumentar o nível de seqüestro de carbono pela pastagem.
OUTRAS VANTAGENS
Além destes e de outros "serviços ambientais", o Manejo de Pastagem Ecológica traz ainda outros benefícios aos produtores: aumenta a docilidade dos animais, diminuindo a mão de obra e evitando acidentes; diminui a distância caminhada pelo gado para encontrar alimento e água, reduzindo o desperdício de energia; facilita o controle dos animais e a administração da propriedade; acelera a terminação dos animais, antecipando a venda e o fluxo de caixa; antecipa o período reprodutivo das novilhas; fornece ambiente menos quente e menos seco, com mais sombra, aumentando o conforto dos animais; evita o solo desnudo e produção de calor em excesso para a atmosfera e com isso, contribui menos para o aquecimento global e mais para a conservação de água; evitando-se excessos de temperatura e maior conservação de água, tem-se a chave do sucesso da pecuária eficiente e ambientalmente correta; facilita a obtenção da certificação orgânica da propriedade.
Finalizando, dificilmente se encontrará tecnologia com maior poder de "revolucionar" a atividade pecuária, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e colocando-a do lado positivo da luta contra o aquecimento global, que o Manejo Sustentável de Pastagens, com a Pastagem Ecológica e o Pastoreio Racional Voisin.