Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Pastagem Ecológica e serviços ambientais da pecuária sustentável

Página 5/6

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Pastagens densas, cobrindo totalmente o solo permeável e rico em matéria orgânica, retêm mais água contribuindo para a redução da erosão laminar, que assoreia os cursos de água. No sistema planejado para o Manejo Ecológico, são usados preferencialmente, bebedouros artificiais, evitando-se assim a contaminação das aguadas naturais e evitando que suas margens sejam danificadas pelo pisoteio do gado, ou que sejam formadas morro abaixo, trilhas que facilitam a erosão e a formação de voçorocas e o assoreamento de corpos de água.

DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE METANO PELOS ANIMAIS

A alimentação mais abundante, variada, de melhor qualidade e nutritiva, resulta em melhor aproveitamento dos alimentos, com uma menor proporção de energia bruta ingerida perdida na forma de metano ruminal.

SEQÜESTRO DE CARBONO

Com o Pastoreio Racional Voisin, a pastagem é utilizada em rodízio, de 6 a 8 vezes por ano, sempre quando o capim se encontra próximo do seu clímax de crescimento. Com isto as forrageiras são mantidas sempre em crescimento, maximizando o processo de fotossíntese e o conseqüente seqüestro de carbono, não somente pela parte aérea, mas principalmente pelo sistema radicular que consegue se recuperar adequadamente, armazenando carbono no perfil do solo. A maior parte das forrageiras consumidas pelo gado é devolvida ao solo através dos dejetos (sempre distribuídos homogeneamente pela área dos piquetes) aumentando o nível de M.O. do solo, com a conseqüente retenção do carbono. A arborização, cujo "stand" (no de árvores/ha) adequado, é muito superior ao geralmente imaginado, contribui também para aumentar o nível de seqüestro de carbono pela pastagem.

OUTRAS VANTAGENS

Além destes e de outros "serviços ambientais", o Manejo de Pastagem Ecológica traz ainda outros benefícios aos produtores: aumenta a docilidade dos animais, diminuindo a mão de obra e evitando acidentes; diminui a distância caminhada pelo gado para encontrar alimento e água, reduzindo o desperdício de energia; facilita o controle dos animais e a administração da propriedade; acelera a terminação dos animais, antecipando a venda e o fluxo de caixa; antecipa o período reprodutivo das novilhas; fornece ambiente menos quente e menos seco, com mais sombra, aumentando o conforto dos animais; evita o solo desnudo e produção de calor em excesso para a atmosfera e com isso, contribui menos para o aquecimento global e mais para a conservação de água; evitando-se excessos de temperatura e maior conservação de água, tem-se a chave do sucesso da pecuária eficiente e ambientalmente correta; facilita a obtenção da certificação orgânica da propriedade.

Finalizando, dificilmente se encontrará tecnologia com maior poder de "revolucionar" a atividade pecuária, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e colocando-a do lado positivo da luta contra o aquecimento global, que o Manejo Sustentável de Pastagens, com a Pastagem Ecológica e o Pastoreio Racional Voisin.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 próxima Topo da página


Jurandir MeladoEnvie um email!
Engenheiro Agrônomo - Consultor

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • sementes
    cais sementes sao mas recomendadas para este inverno
    rafa - 25/05/10 10:42

  • Parceria
    Oi! Eu sou de Rondonia e Gostaria de emplantar o sistema na propriedade da minha familha nos somos agropecuariasta, no momento o estado de Rondonia esta engatinhado em relaçao as suas ideis. Eu passo por um grande problema que a visao do meu pai, e de outros muitos que nao tem a visao q nos temos! Estou baixando o seu artigo e vou para estudalo melhor. Meu barabens!
    Douglas W. Berton - 23/06/09 16:18

  • quero testar.
    Já lí os seus livros. Confesso que foi uma transformação no meu jeito de pensar. Terminei a dois anos atrás um curso de técnico em pecuária. Ainda não consegui comprar minha rocinha. Mas quando conseguir, te garanto. Vou implantar. Sem desmatar. Até lá. Um abraço.
    antonio nunes - 29/09/08 14:34

  • pastoreio racional
    com esse modo de produçao temos tudo a ganhar pelo fato de ser ecologico nao afetando o meio ambiente e tambem cuida do bem estar animal da vida do solo e do humano.com isso vamos ter mais diversidade no agroecossistema e mais vida.
    wiliam de paula silva - 05/04/08 12:32

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br