Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Adubação verde no submédio são francisco

Página 2/2

:. Do mesmo autor
Amostragem para análise de fertilidade do solo em ultivo irrigado de fruteiras

Dessas leguminosas testadas, o guandu forrageiro é o que apresenta a maior produtividade de matéria seca (MS) e as maiores quantidades de nutrientes absorvidos do solo, porém apresenta o inconveniente de ser muito tardio. Outras leguminosas que, também apresentam valores elevados de MS e absorção de nutrientes foram a crotalária júncea, mucuna preta, o guandu- D2 TYPE e feijão-de-porco. A crotalária tem o porte ereto, cresce muito e o sistema radicular raso, sujeita portanto, a tombar em chuvas com ventos fortes. A mucuna preta, por ser muito agressiva, enrolando seus ramos em qualquer suporte que esteja próximo, não serve para ser utilizada em consórcio e, também é um pouco tardia. O guandu D2 – TYPE, como a maioria das espécies de guandu, tem um sistema radicular profundo e com capacidade de penetrar em camadas adensadas do solo, por isso é considerado como um subsolador biológico. Contudo apresenta o inconveniente de ter uma relação folha/ramo baixa. O feijão-de-porco apresenta como característica negativa, a grande quantidade de sementes necessária para o plantio (140 a 200 kg/ha ).

A crotalária spectábilis é outra leguminosa, que embora não seja muito produtiva, mas por exercer um efeito controlador sobre os nematóides do solo, é bastante indicada para a região.

Pelos dados da Tabela 1, observa-se que a quantidade de nutrientes absorvida pelas leguminosas foi muito alta, variando de 113 a 527 kg/ha de N, 13 a 47 kg/há de P, 60 a 132 kg/há de K e 46 a 135 kg/há de Ca. Dessa quantidade de nitrogênio, 80 % é atribuída ao processo de fixação biológica, que corresponde a 183 kg/há de N, em média. Portanto é uma quantidade nova que entra no sistema solo-planta, eqüivalente a uma economia de R$ 190,00/ha com o uso de fertilizante mineral. Outro aspecto a ser considerado também, é que no caso das leguminosas com sistema radicular mais desenvolvido, como o guandu, feijão-de-porco e a mucuna preta, uma parte dessa quantidade de nutrientes absorvida é retirada de camadas profundas do solo, onde normalmente as raízes da maioria das hortaliças não tem acesso, que depois se tornará disponível com a decomposição do material vegetal no solo numa camada mais superficial. Em outro trabalho, os resultados demonstraram que com uso da adubação verde, houve um aumento de 17% para Ca, 63% para Mg, 47% para K, 37% para P e 45% para matéria orgânica na camada do solo de 0-10 cm de profundidade.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Clementino Marcos Faria de BatistaEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPATSA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • artigo
    Parabéns pelo artigo e assim como os outros comentários, gostaria de saber se tem como me enviar o artigo completo, sou estudante de pós-graduação em solos e tenho interesse pelo assunto.
    Juliana Brito da Silva - 04/04/08 15:55

  • Adubação verde
    Meu interesse é adaptar, a cultura de café de um pequeno sítio no sul de Minas, a adubação verde no lugar da adubação convencional.
    Marcelo - 05/12/07 12:11

  • gostaria de receber esse artigo
    sou estudante do curso de agroindustria e esse artigo é justamente o que eu estava procurando sobre adubação verde, para um trabalho escolar . Meus parabens!!! meu muito obrigado.
    Elaine Araujo - 08/09/07 09:24

  • gostaria de receber esse artigos
    gostei muito desses artigos são muito importate para minha area, estou cursando agronomia na na univercidade estadual de mato grosso unemat. e ficaria muito grato se tivese o previlegio de adiquirir esses artigos que vão ser muito util para minha formação. obrigado
    orceni de souza burda - 23/08/07 19:03

  • elogio
    muito bom e interessante
    douglas - 10/05/07 13:50

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br