Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Da agricultura orgânica à agroecologia

Página 2/2

:. Do mesmo autor
Incrementando a biodiversidade no agroecossistema

Por outro lado, a agroecologia proporciona os princípios ecológicos básicos para estudar, desenhar e administrar agroecossitemas alternativos que não só afetam os aspectos ecológicos e ambientais mas também os econômicos, ecológicos e culturais. Diante da crise da agricultura atual, surge como a alternativa mais viável a um novo modelo agrícola sustentável. A agrocologia enfatiza a sustentabilidade econômica e ecológica do agroecossistema através da redução a vulnerabilidade as pragas, doenças e ervas parasitas, uma menor dependência de insumo externo, menor requerimento de capital e maior eficiência no uso da terra, aspectos associados aos policultivos e ao incremento da biodiversidade. Os agricultores que optarem por este sistema dependerão somente das fontes de recursos bióticos e de insumos locais, obtidos na sua propriedade, em detrimento do que ocorre no modelo orgânico.

Entretanto, a substituição dos insumos químicos pelo orgânicos tem seu valor numa transição planificada para a agroecologia. O início da conversão de um sistema convencional para o sistema agroecológico passa, necessariamente, pela recuperação do solo que foi esterilizado paulatinamente pelo uso de agroquímicos e um complexo de inimigos naturais devastados pelos defensivos agrícolas.

É necessário tempo para restaurar a vida do solo, sua estrutura e matéria orgânica, assim como recuperar a fauna benéfica. Neste período de conversão, os insumos substitutos como os bioinseticidas e os biofertilizantes são indispensáveis. Mas a meta será sempre ir reduzindo o seu uso e, portanto, a dependência dos agricultores de insumos custosos, na medida em que o sistema agroecológico vá adquirindo a capacidade de automanutenção de suas necessidades de fertilidade, manejo de pragas e de doenças.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Cristiane de Jesus BarbosaEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CNPMF

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br