Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Produção de Cordeiros

Página 2/10

2 – Sistema Extensivo:

As pastagens representam a forma mais prática e econômica de alimentação dos ovinos. Pode-se dizer que no mundo, a maioria dos cordeiros que chegam ao mercado, nunca receberam suplementação através de concentrados. A ovinocultura brasileira caracteriza-se, em geral, pelo sistema extensivo de criação, isto é, em regime exclusivo de pasto, em grandes extensões de terra onde comportam de 200 a 1000 cabeças, calculando 3 cabeças por hectare. A estacionalidade na produção das forrageiras no Brasil, é um problema para a ovinocultura devido à alternância entre períodos de alta e baixa produção de forragem. Os períodos de escassez coincidem com o frio invernal, que limita a produção do pasto pela falta de umidade e causa a insuficiência, muitas vezes, para atender as exigências de manutenção dos ovinos.

O sistema de criação para os pequenos ruminantes, geralmente depende da região onde se encontra o rebanho. Assim, a criação de modo extensivo é o método mais usual no Nordeste, devido suas condições geoclimáticas, caracterizada por apresentar áreas de solos rasos e pedregosos, baixa capacidade de retenção de água, elevada evaporação, potencialidade para erosão, altas temperaturas e irregularidade de distribuição de chuvas com baixo índice pluviométrico; fundiária, com 79% dos rebanhos sendo criados em propriedades com menos de 200 hectares explorando a vegetação de caatinga como única fonte de forragem e financeira, com uma renda média mensal das famílias de R$158,00, a mais baixa do País.

Freqüentemente, na região nordestina, ovinos são criados em pastoreio extensivo durante o dia com alguma proteção do ambiente natural à noite, para produção de carne e pele, mas existem núcleos de criação que fornecem animais de alta qualidade para serem utilizados no melhoramento genético de animais sem padrão racial definido ou nativo, principais constituintes do rebanho da região.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima Topo da página


Alexis Wanderley de OliveiraEnvie um email!
Estudante Zootecnia - UFAL

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • ovinos em confinamento
    EU PARTICULAMENTE GOSTEI MUINTO DAS EXPLICAÇÕES EU SOU UM CRIADOR DE OVINOS EM CONFINAMENTO E APRENDI BASTANTE OBRIGADO E PUBLIQUE MAIS.
    Antônio vamberto gonçalves - 15/01/12 23:50

  • Produção de Cordeiro
    Muito boa as explicações.
    Carlos - 17/07/09 08:50

  • Gostei muito do artigo!
    Gostei do seu artigo, publique mais sobre o assunto. Obrigado!
    Julian - 10/10/08 11:34

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br