Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Produção de Cordeiros

Página 7/10

5.1 – Concentrados:

Para a formulação de dieta para ovinos em crescimento, no início do confinamento, devem ser consideradas as exigências nutricionais dos cordeiros e os seguintes fatores dietéticos influenciam: consumo de matéria seca esperado, proporção de volumoso e concentrado, nível e fonte de proteína suplementar e digestibilidade dos componentes dietéticos. O nível de proteína e energia no concentrado, além de afetar diretamente o desempenho do cordeiro em confinamento, também pode afetar a conversão alimentar dos mesmos e, conseqüentemente, a relação custo/benefício. Dietas com maior teor energético e protéico proporcionam maiores ganhos de peso e melhores taxas de conversão alimentar. a necessidade protéica dos animais é maior no início do crescimento, sendo que a relação proteína: energia tende a diminuir com o aumento de peso dos animais. Assim, no início do crescimento, a resposta dos animais aos níveis de suplementação com proteína tende a ser maior. Entretanto, apesar das diferenças nas exigências dos animais mais jovens e mais velhos com relação à proteína, durante o período de terminação pode-se adotar uma dieta com nível médio de proteína ao redor de 15%. Quanto ao aporte energético recebido pelo cordeiro durante a fase de terminação, este dependerá do peso vivo médio dos animais e também de outros fatores como raça e sexo. O aporte energético tem uma importância fundamental, pois exerce um efeito direto sobre a composição da carcaça e, conseqüentemente, no produto final que chega ao consumidor. Além dos níveis protéicos e energéticos, a forma de fornecimento, principalmente dos grãos, pode alterar a fermentação ruminal e conseqüentemente, o desempenho de cordeiros confinados. No caso do milho moído, a diminuição do tamanho da partícula proporcionou um aumento na taxa de passagem, com conseqüente redução na digestibilidade e conversão alimentar.

Páginas: anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima Topo da página


Alexis Wanderley de OliveiraEnvie um email!
Estudante Zootecnia - UFAL

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • ovinos em confinamento
    EU PARTICULAMENTE GOSTEI MUINTO DAS EXPLICAÇÕES EU SOU UM CRIADOR DE OVINOS EM CONFINAMENTO E APRENDI BASTANTE OBRIGADO E PUBLIQUE MAIS.
    Antônio vamberto gonçalves - 15/01/12 23:50

  • Produção de Cordeiro
    Muito boa as explicações.
    Carlos - 17/07/09 08:50

  • Gostei muito do artigo!
    Gostei do seu artigo, publique mais sobre o assunto. Obrigado!
    Julian - 10/10/08 11:34

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2019 Agronline.com.br