Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Coleção Guias de Convivência Gente e Onças

Página 2/2

i. Desenvolvimento das percepções sobre onças em crianças e jovens

Em última análise, a causa dos conflitos entre gente e onças não é o impacto real que as onças causam sobre nossas vidas, mas sim as percepções sociais e culturais que temos acerca das onças e do risco em potencial de um ataque de onça sobre seres humanos ou animais domésticos. O projeto está identificando tais percepções e avaliando como elas se desenvolvem em crianças e jovens nos meios rural e urbano da Amazônia e do Pantanal, assim como entre os futuros tomadores de decisão da cidade de São Paulo, com vistas para as implicações para a educação.

ii. Relação entre percepções e perseguição às onças

Percepções por si só não são uma preocupação para a conservação, a menos que elas resultem em perseguição às onças e abate dos animais. O projeto está investigando a relação entre percepções e perseguição entre produtores rurais na Amazônia e Pantanal. Teorias da psicologia cognitiva e social servem de base conceitual para a investigação. Tais teorias proporcionam modelos que prevêm o comportamento humano, nesse caso o comportamento de abater onças, a partir da interação entre conhecimento, crenças, valores, atitutes, normais sociais e intenções.

iii. Educação e comunicação para melhorar as percepções e diminuir a perseguição

Com base nas descobertas sobre quando as percepções relevantes sobre onças-pintadas são adquiridas ou fortalecidas, que fatores as influenciam, e sua importância relativa na sequência cognitiva que determina o comportamento de matar onças, intervenções de educação e comunicação para melhorar as percepções sobre onças entre crianças, jovens e adultos e diminuir a perseguição às onças por produtores rurais estão sendo desenvolvidas e testadas na Escola da Amazônia, em Alta Floresta. E é aqui que entram o Guia de Convivência e os Livros de Atividades; eles servem de material de apoio para algumas das intervenções.

O Guia de Convivência Gente e Onças, em português e espanhol, assim como os Livros de Atividades, podem ser baixados gratuitamente da página do Projeto Conviver Gente e Onças no site da Escola da Amazônia. O endereço é http://www.amazonarium.com.br/onca.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Silvio MarchiniEnvie um email!
Pesquisador - FEC-EdA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br