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Tecnologia de alimentos e agregação de valor a matérias-primas agropecuárias: uma dupla em crescente consolidação no Brasil

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Tecnologia de alimentos e agregação de valor a matérias-primas agropecuárias: uma dupla em crescente consolidação no Brasil

Atualmente, muitas empresas agroindustriais, atuando no Brasil, estão procurando agregar valor às matérias-primas utilizadas. Em busca de maior lucratividade, elas se empenham em assegurar a fidelidade dos consumidores a partir do atendimento de suas necessidades e exigências. Procuram alcançar diversos objetivos tais como atendimento às necessidades vitais do organismo e fornecimento de minerais, carboidratos, vitaminas e proteínas. Outro objetivo bastante destacado é o atendimento aos anseios e valores de saúde e estética. Neste sentido, os produtos com baixo nível de açúcar e gordura constituem exemplos de agregação de valor a produtos ofertados com base na demanda do mercado consumidor.

No Brasil, a agregação de valor a matérias-primas agropecuárias vem ganhando, cada vez mais, expressividade, com um número maior de produtos ofertados no comércio local, nacional e internacional. A adoção desta estratégia produtiva por muitas empresas se explica automaticamente, pois, no atual ambiente de globalização e competição, elas precisam gerar novos produtos com diferenciais percebidos pelo mercado e capazes de garantir vantagens competitivas em relação aos principais concorrentes.

Graças a recursos tecnológicos, oferecidos por organizações de pesquisa que atuam no setor agroalimentar, elas têm a chance de gerar novos produtos competitivos no mercado globalizado, aumentar as exportações e contribuir para um saldo positivo no balanço do comércio exterior. É nesse contexto que vem se expressando e se consolidando cada vez mais a importante atuação da Embrapa Agroindústria de Alimentos cuja missão é viabilizar soluções tecnológicas para o setor agroalimentar, com foco na inovação e atendendo às expectativas dos consumidores por qualidade e segurança.

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Andre Yves CribbEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CTAA

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