Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Sistemas produtivos do Amapá

Página 2/3

:. Do mesmo autor
O agronegócio no Amapá

Agricultura itinerante na amazônia

Pesquisa agropecuária no Amapá

Tecnologias para o agronegócio do Amapá

Pesquisa Agropecuária em Rondônia

A Embrapa Rondônia e o Desenvolvimento Sustentável

CULTURAS INDUSTRIAIS - Neste grupo inserem-se as culturas do dendê, seringueira e pimenta-do-reino. Os plantios do dendê são diferenciados pelo tamanho da área explorada e utilização de insumos e maquinário agrícola, enquanto que a seringueira e a pimenta-do-reino são cultivadas em pequenas e médias propriedades com pouca utilização de insumos e tecnologias. A seringueira teve seu cultivo financiado através do PROBOR, sendo que destes empreendimentos somente um teve continuidade e está em processo de sangria. O dendê é cultivado pela Companhia de Palma do Amapá Ltda. (COPALMA), em uma área de 4.000 ha, sob solos de cerrado, a qual dispõe de estrutura própria de beneficiamento e comercialização. No entanto, atualmente, os cultivos não estão sendo explorados comercialmente. Houve, ainda, estímulo a pequenos produtores, iniciativa que não logrou êxito, principalmente por falta de infra-estrutura básica. A pimenta-do-reino apresentou uma acentuada redução em sua área, em função de suas históricas flutuações no preço. Em 1993 encontravam-se 12 ha de área colhida, contra 139 ha em 1982. A comercialização da borracha e da pimenta-do-reino passa por intermediários que podem beneficiar ou não estes produtos que são comercializados diretamente no mercado interno ou fornecidos para o mercado externo.

CULTIVOS FLORESTAIS - O florestamento com espécies exóticas abrange uma área de 289 mil ha, em áreas de cerrado, sendo o maior empreendimento do setor no estado, executado através da Amapá Celulose, que recebe incentivos fiscais do Governo Federal. As espécies mais cultivadas são Pinus spp. e Eucalyptus spp., além de outras espécies de menor expressão, objetivando a produção de celulose para exportação. Como na Amazônia existe um grande número de espécies de comprovado valor silvicultural que podem participar ativamente dos programas de reflorestamento, torna-se necessário o desenvolvimento de tecnologias, através da implantação de experimentos de crescimento de espécies, de espaçamentos e desbastes para dar suporte a um programa de produção de matéria-prima e sementes.

PECUÁRIA - O rebanho bovino vem gradativamente sendo substituído por bubalinos, que apresentam melhor adaptação às condições ecológicas do Amapá, principalmente nas grandes fazendas, ficando a criação de bovinos restrita aos pequenos e médios produtores. Durante o período 1985/1994, o efetivo bovino apresentou um acréscimo de 99,0% (46.901 x 93.359 cabeças), enquanto que para o de bubalinos o percentual foi de 352,6% (47.100 x 166.069 cabeças). As pastagens nativas representam a principal fonte de alimentação dos rebanhos. No entanto, a utilização de sistemas inadequados de produção (alimentação, manejo dos rebanhos, mineralização e sanidade animal) tem contribuído decisivamente para a instabilidade técnica, econômica e ecológica da exploração. A quase totalidade do rebanho bovino tem por finalidade a produção de carne (95%), sendo o restante destinado à produção de leite. A utilização de práticas de manejo deficientes e o baixo padrão zootécnico do rebanho resulta na obtenção de baixos índices de produtividade. Apesar destas deficiências, a produção de leite, no período 1992/1995, foi incrementada em 60,4% (1.686 x 2.704 mil litros).

Páginas: anterior 1 2 3 próxima Topo da página


Newton de Lucena CostaEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRO

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • cultivo de plantas medicinais
    Gostaria de saber se a Embrapa tem algum projeto para o Amapá ,com foco exclusivamente para o cultivo de plantas medicinais como alternativa econômica para pequenos agricultores. cleia
    cleia - 09/08/05 18:00

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br