Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Queimada controlada no Pantanal

Página 2/2

:. Do mesmo autor
Utilização da Queima Controlada em Caronal

Ainda que o emprego da queimada no Pantanal se faça de forma controlada, sua utilização merece cautela. Resultados de estudos recentes desenvolvidos em áreas de savana gramíneo-lenhosa, na subregião da Nhecolândia, Pantanal Sul Mato-Grossense, têm demonstrado que a queima anual do caronal promove uma redução na biomassa aérea, acumulada nos onze meses subsequentes à queima, de aproximadamente 36% quando comparada à área sem queima. Com sua reincidência no ano seguinte, a redução é de cerca de 50%. A fitomassa morta decresce expressivamente, com valores máximos, representando não mais que 10% da área sem queima.

Com a queima, a freqüência das espécies de gramíneas na área de caronal tem reduzido e o número de espécies de dicotiledôneas e ciperáceas aumentado, quando comparados à área sem queima. A cobertura do solo em áreas queimadas reduz-se expressivamente e tem levado cerca de quatro a seis meses para igualar-se à área sem queima. Em 2001, confirmando-se as previsões de poucas chuvas, consequentemente uma estação seca mais prolongada, intensificou-se a incidência de queimadas em todo o País. Todavia, enquanto esta prática não for substituída por outras alternativas de manejo mais racionais, recomenda-se para sua utilização o cumprimento das exigências legais junto ao Ibama e atenção especial a aspectos como umidade do solo, limpeza de aceiros, direção do vento, tamanho das áreas, hora ideal de queima, e principalmente, não queimar anualmente a mesma área. A reincidência sistemática da queima por vários anos na mesma área provoca uma degradação físico-química e biológica do solo, acarretando redução da biomassa aérea.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Evaldo Luís CardosoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Queima x Dequada
    O uso da queima controlada aliado ao manejo do gado não é uma medida eficiente para a redução do efeito causado pela Dequada? A impreção que tenho é que quando havia mais gado no Pantanal havia tambem mais peixe e a Dequada era de menor proporção. Em relação ao efeito estufa o CO2 emitido no momento da Dequada não é semelhante ao de um queima controlada??
    Alvaro Luiz Scheffer - 05/05/12 10:11

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2020 Agronline.com.br