Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Agropesquisa

No mercado mundial, o mel é avaliado por sua cor, méis claros alcançam preço mais alto que os escuros.Aroma e sabor são relacionados com sua cor.
Autor: Regina Célia Della Modesta
Na cultura da soja a produtividade, a eficiência e a lucratividade são aspectos da maior relevância, além de que se deve sempre procurar a sustentabilidade dos processos produtivos. Nesse contexto, os fertilizantes, cuja importância é conhecida há décadas, representam um significativo percentual do custo de produção da soja. Segundo dados da Embrapa Agropecuária Oeste, este percentual é da ordem de 20 a 30 % dependendo do nível tecnológico do produtor. Assim como as raízes, as folhas da soja têm a capacidade de absorver os nutrientes depositados na forma de solução em sua superfície.
Autor: Luiz Alberto Staut
A agricultura praticada em nosso país ainda tem uma forte dependência da utilização de agrotóxicos, os quais têm a finalidade de controlar pragas, doenças e plantas daninhas, garantindo patamares mais elevados de produtividade e, conseqüentemente, maior retorno econômico da atividade agrícola. No entanto, os agrotóxicos podem ser altamente tóxicos aos diversos organismos não-alvo, incluindo os seres humanos.
Autor: Rômulo Penna Scorza Júnior
Os insetos-praga são responsáveis por perdas significativas na produtividade de inúmeras culturas. Entre os principais métodos de controle, destacam-se o controle
Autor: Harley Nonato de Oliveira
Os fungos são elementos microbianos encontrados em todos os lugares, seja na água, no ar ou no solo. Existem milhares de espécies de fungos, e dentre estes milhares algumas espécies atacam ou apenas sobrevivem em produtos agrícolas. Alguns destes fungos possuem a capacidade de produzir toxinas, chamadas de micotoxinas.
Autor: Valéria Saldanha Bezerra
A opção brasileira está na aplicação do etanol como via para a obtenção do biodiesel. Com isso, requererá maior demanda na produção de álcool.
Autor: Washington Luiz de Barros Melo
Consorciação de Cultivos na Lavoura Cafeeira numa consorciação na lavoura cafeeira, além de se considerar as características básicas da cultivar de café como adaptação às condições de clima e solo, resistência à pragas e doenças e elevado índice de produtividade, devem ser observados os aspectos vegetativos como altura de planta, diâmetro de copa e dimensão do sistema radicular, cujas as características irão determinar o desenvolvimento e a condução da cultura, que são imprescindíveis na definição dos espaçamentos, arranjos e manejos com outras espécies.
Autor: Julio Cesar Freitas Santos
Ainda que existam grandes plantios de abacaxi no mundo, utilizando tecnologia avançada, essa cultura é explorada, na maioria dos casos, por pequenos e médios agricultores. Esse fato, de certo modo, dificulta a introdução e adoção de novas técnicas de cultivo desenvolvidas pela pesquisa, sobretudo naquelas regiões onde a abacaxicultura não tem o devido amparo da assistência técnica e creditícia, nem a garantia de comercialização. Por isso mesmo, o agricultor enfrenta um maior risco no seu empreendimento e investimento, o que torna a consorciação de culturas altamente recomendável. A cultura do abacaxi apresenta alta rentabilidade econômica, apesar de requerer tratos culturais intensivos, o que encarece o custo de produção, além de que os mercados de destino desse fruto exigem produtos de alta qualidade. Assim, para se alcançar um rendimento satisfatório, são necessários altos investimentos, o que os abacaxicultores em geral não podem fazer, a não ser que sejam assistidos por cooperativas ou associações de classe. Por esses motivos, em várias regiões produtoras de abacaxi do mundo, os agricultores têm procurado minimizar os riscos decorrentes da sua exploração, adotando o cultivo consorciado, especialmente com culturas alimentares de ciclo curto. Acredita-se que tal sistema de cultivo, além de não causar maiores problemas às culturas consorciadas, é altamente benéfico do ponto de vista sócio-econômico para o agricultor, que tem sua renda aumentada e qualidade de vida melhorada.
Autores:
Getúlio Augusto Pinto da Cunha
Domingo Haroldo Reinhardt
O artigo demonstra a importância da pesquisa agropecuaria para o avanço do agronegócio nos últimos 30 ano, particularmente na década de 90
Autor: Clayton Campanhola
O artigo trata dos modelos de simulação,que otimizam o entendimento da dinâmica da MOS e são ferramentas essenciais para estimar mudanças climáticas, para testar cenários específicos e para desenvolver estratégias que mitiguem os efeitos dessas mudanças.
Autor: Luiz Fernando Carvalho Leite
A retenção e o armazenamento da água, em pequenos reservatórios, constituem na única maneira de garantir um fornecimento seguro e continuado de água de forma a atender às diversas demandas hídricas.
Autor: Lineu de Neiva Rodrigues
Compostagem é um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos como palhadas, estercos, restos de alimentos, em substâncias húmicas, isto é, em matéria orgânica homogênea e estabilizada, de cor escura e rica em partículas coloidais. Pronta para ser utilizada como composto orgânico.
Autores:
Frederico Olivieri Lisita
Marcos Tadeu Borges Daniel Araújo
O tomate cereja é reconhecido pelo excelente sabor e atrativa coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja, sendo muito utilizado na ornamentação de pratos. Desde 2002, o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estuda diversos acessos de tomate cereja produzidos em sistema orgânico. Até agora, mais de 40 acessos já foram plantados para avaliar o efeito de diferentes tratamentos na agricultura orgânica para controle de pragas e doenças.
Autor: Rosires Deliza

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br