Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Bovinocultura

Convivemos hoje com leilões e feiras de gado de raça de alta genética, animais cujos preços são tidos, muitas vezes, como exorbitantes...
Autor: Paulo Lot Calixto Lemos
A avaliação do escore de condição corporal é um método rápido, barato e fácil de avaliar o estado nutricional e de saúde de um rebanho, que são os principais problemas enfrentados pelos criadores de gado do Pantanal.
Autor: Sandra Aparecida Santos
O Pantanal apresenta clima tropical com duas estações definidas: chuva e seca. A estação seca refere-se ao período com baixos valores de precipitação que ocorre em todos os anos. Já, a estiagem representa a ausência total de chuvas, independente da estação do ano, fato que está ocorrendo atualmente na região do Pantanal.
Autores:
Sandra Aparecida Santos
Balbina Maria Araújo Soriano
José Aníbal Comastri Filho
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Este artigo discute a reestruturação da cadeia produtiva do leite à partir da aproximação e amadurecimento dos agentes e elos do sistema agroindustrial, fatores determinantes para uma nova estratégia coo-petitiva para o agronegócio do leite brasileiro
Autor: Odilon José de Oliveira Neto
O rebanho de gado, que deu origem ao Pantaneiro, foi trazido da Península Ibérica para o Brasil, pelos Portugueses e Espanhóis, ainda na época do descobrimento, com a finalidade de fornecimento de alimento para a comunidade de colonos. Assim, quase sem interferência humana, o gado prosperou, adaptando-se aos diferentes ecossistemas desse país.
Autores:
Raquel Soares Juliano
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Sandra Aparecida Santos
O médico-veterinário Patrick Villa Nova Pereira, supervisor das Centrais Vitrogen, apresenta as vantagens de contratar centrais especializadas nas diferentes etapas da OPU/FIV
Autor: Patrick Villa Nova Pereira
As tendências mundiais mostram que as atividades leiteiras de sucesso serão aquelas que apresentarem eficiência de produção e, somente elas poderão competir por mercados consumidores.
Autores:
Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra
João Avelar Magalhães
Fatores que predispõe o gado ao ataque por felinos; identificação do felino-problema; soluções para o problema da predação.
Autor: Rafael Hoogesteijn
A criação de gado bovino no Pantanal foi iniciada há quase três séculos, com a introdução de gado de origem européia (Bos taurus), vindo do Paraguai. Este contingente bovino, após se adaptar às condições do meio ambiente local, veio a formar o tipo crioulo denominado Tucura ou Pantaneiro. No início do século XX iniciou-se a introdução de gado zebu, de origem indiana (Bos indicus), que foi facilitada pela construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em 1914
Autores:
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Antonio do Nascimento Rosa
Carlos Antônio Lopes de Oliveira
A pecuária de corte está sob o risco de ficar refém dos frigoríficos.
Autor: Everaldo Leite
A Sustentabilidade dos sistemas de produção tem sido constantemente debatida nas últimas décadas, enfocando a influência dos bovinos sobre o ambiente e a conservação de recursos genéticos animais. A palavra sustentabilidade vem sendo usada amplamente, de acordo com os interesses e sistemas de valores da sociedade, porém, quando não definida precisamente, perde o seu real significado. Segundo a definição da Organização de Agricultura e Alimentos (FAO), manejo sustentável envolve a "conservação de recursos naturais e o repasse de tecnologias, de modo que assegurem o alcance e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável não degrada o ambiente, é tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável".
Autor: Sandra Aparecida Santos
As raças Curraleiro e Pantaneiro descendem de raças bovinas ibéricas introduzidas no Brasil durante o período colonial pelos portugueses e espanhóis. São bastante conhecidas pela sua adaptabilidade a ambientes de clima muito quente e que passam por períodos de restrição alimentar, tais como o Cerrado, o Semiárido e o Pantanal. Essa importante característica está relacionada ao processo de seleção natural a que foram submetidas essas populações durante séculos.
Autores:
Marcos Fernando Oliveira e Costa
Andréa Alves do Egito
Maria Clorinda S. Fioravanti
Raquel Soares Juliano
Este artigo tem o objetivo de discutir a mudança ocorrida no gerenciamento das fazendas a partir da necessidade da rastreabilidade dos bovinos de corte, considerando esta ocorrência como um marco na transformação das propriedades agropecuárias em empresas rurais.
Autor: Odilon José de Oliveira Neto
A bovinocultura deixou de ser uma eventual exportadora para tornar-se grande fornecedora no mercado mundial e, portanto, fonte de divisas ao país e competidora importante com outros tradicionais exportadores.
Autor: Vanderley Porfírio
A Embrapa Pantanal vem desenvolvendo projeto em que as fazendas são monitoradas, com o objetivo de conhecer os diferentes sistemas de produção, detectar os pontos críticos, nos quais há necessidade de desenvolver pesquisa analítica, e estabelecer índices de sustentabilidade para o desenvolvimento da atividade.
Autores:
Urbano Gomes Pinto de Abreu
Sandra Aparecida Santos
Para a implantação de um sistema orgânico no Pantanal, é importante caracterizar as propriedades em função dos diferentes tipos fitofisionômicos e a ocorrência/intensidade de inundação, pois estes são fatores importantes a serem considerados quando da tomada de decisões para a conservação, uso e ocupação da área, especialmente em relação a produção de bovinos.
Autor: Sandra Mara de Araújo Crispim
Em uma população não seleta de touros, 20% a 40% dos animais apresentam infertilidade ou subfertilidade por inadequada qualidade seminal e/ou alterações físicas que impedem a cópula ou diminuem a libido. Alguns pesquisadores informam que o número de touros zebuínos inférteis e subférteis em serviço no Brasil é elevado, aproximadamente 40% apresentando algum distúrbio de fertilidade ao exame andrológico (exame do sêmen e dos genitais masculinos).
Autor: José Robson Bezerra Sereno
Este artigo tem por objetivo apresentar o novo ambiente da cadeia produtiva da carne bovina no Centro Oeste brasileiro à partir da concentração de frigoríficos exportadores e suas respectivas influências na atividade pecuária.
Autor: Odilon José de Oliveira Neto

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br