Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Extensão

Inicio este texto com as seguintes afirmações, aparentemente muito categóricas, relacionadas com o desenvolvimento agrícola e rural no Brasil e na América Latina: a) a principal causa dos problemas econômicos da grande maioria dos produtores rurais reside nas ineficiências que eles cometem nas distintas etapas do seu negócio agrícola; causadas fundamentalmente pela inadequação do nosso sistema de educação rural, formal nos três níveis e não formal; b) os governos continuam demonstrando que, através da ineficaz via paternalista, definitivamente não estão em condições políticas, operativo-institucionais nem financeiras de solucionar todos os problemas de todos os agricultores, ano após ano. Esta realidade é tão evidente que nos obriga a abandonar as ilusões e utopias da demagogia e do populismo e mudar radicalmente de rumo; c) Necessitamos formar, capacitar e estimular a formação de grupos solidários/cooperativos de agricultores para que eles mesmos saibam e possam evitar, corrigir e/ou eliminar suas ineficiências. Cumprido este pré-requisito educativo-emancipador, os agricultores saberão o que e como fazer para solucionar seus problemas e, ao fazê-lo, simplesmente prescindirão do retórico paternalismo governamental; tal como já estão fazendo muitos agricultores que se emanciparam do paternalismo graças à sua eficiência e espírito cooperativo.
Autor: Polan Lacki
O artigo indica que a agricultura esta perdendo tempo e oportunidades ao defender solucoes paternalistas que são inviáveis, em virtude do debilitamento e da escassez de recursos dos governos. Em contrapartida propõe uma original estratégia educativa e organizativa para EMANCIPAR os agricultores: 1. da dependencia de subsidios internos que nao existem; 2. da vulnerabilidade aos abundantes subsidios externos que os agricultores não conseguem impedir que continuem existindo.
Autor: Polan Lacki
Na organização rural o fator preponderante é que todos, não importa seus apelidos – de capatazes a executivos – têm como responsabilidade preparar, treinar, orientar e formar os seus subordinados: desenvolver a nobre arte de educar a organização – principalmente a rural.
Autor: José Carlos Caires
É tempo de ousadia e criatividade em nossas práticas de gestão de pessoas rurais, a fim de que possamos estar atentos às mudanças na cultura organizacional rural, uma vez que temos o compromisso de decodificá-la e utilizá-la em prol do bem estar político, sociocultural e econômico do homem do campo.
Autor: José Carlos Caires
Para desenvolver a cooperação da equipe de trabalho a empresa rural tem que incentivar o trabalho compartilhado. Como fazê-lo, se nem mesmo ela própria tem claro o que precisa ser feito, do ponto de vista estratégico, para fazer frente ao mercado do agronegócio – que se afigura, a cada dia, mais competitivo.
Autor: José Carlos Caires
O modelo produtivo agropecuário adotado no Brasil a partir da década de 1960 foi implantado graças a uma ação conjunta e organizada pelo tripé: ensino, pesquisa e extensão.
Autor: Frederico Olivieri Lisita
La incorporación de la perspectiva de género debe ser un elemento integral en los distintos planes y programas para el desarrollo rural de manera de crear un marco institucional capaz de abordar el tema del desarrollo del capital humano y la equidad de género dentro del desarrollo agrícola sostenible. Para cumplir esta meta hay que continuar promoviendo esfuerzos en desarrollar procesos de sensibilización y capacitación en análisis de género con el personal de sus distintas dependencias técnicas que manejan el desarrollo rural , en los distintos programas y proyectos de campo, así como a profesionales de la esfera de desarrollo agrícola y rural de los países de la región.
Autor: Marcela Ballara
O contexto atual do agronegócio (globalizado) indica que grande parte da produção de alimentos tendo origem na pequena propriedade. Assim sendo, se afigura, de suma importância o trabalho dos técnicos agrícolas, pois a pequena produção carece de assistência técnica e informações básicas geradas nas universidades e entidades de peaquisa.
Autor: José Carlos Caires
Toda e qualquer empresa – quer seja rural ou não – que se propõe a fazer algo para garantir a sua sobrevivência, precisa consolidar a sua missão. Esta precisa ser estabelecida em conformidade com os produtos e serviços que a organização coloca à disposição de seu público alvo - clientela.
Autor: José Carlos Caires
O Projeto Gavião atua em 13 municípios do sudoeste da Bahia. A Embrapa Semi-Árido e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)realizam um amplo trabalho de transferência de tecnologias, baseado em métodos participativos, que tem registrado forte impacto na geração de renda dos produtores e no desenvolvimento sustentável.
Autor: Rebert Coelho Correia
Este artigo trata do relacionamento dos governos com os agricultores, especialmente os pequenos, realizando questionamentos como: Os governos não querem ou não podem? Sendo uma importante referência para organização dos agricultores e reveindicação de ações governamentais para a agropecuária.
Autor: Polan Lacki
Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, no Brasil, ao longo dos anos vem contribuindo para o desenvolvimento do setor rural do País e hoje passa a ser uma política Pública.
Autores:
Sivaldo Ramos dos Santos
Leia nesse artigo o histórico, diretrizes e estratégia de ação da agropecuária no Amapá
Autor: Newton de Lucena Costa
Pela sua diversidade ambiental e riqueza cultural, as atividades agrícolas do Semi-Árido oferecem um espaço extremamente promissor para um trabalho com esse enfoque. Nesse contexto, o fortalecimento das parcerias das organizações de produtores com programas públicos massivos de alimentação, já existentes ou potencialmente possíveis de serem implantados constitui, sem dúvida, uma linha prioritária.
Autor: Clovis Guimarães Filho
As atividades solidárias fazem parte da cultura brasileira, fato este que vem amenizando algumas carências da parcela de menor - ou nenhum - poder aquisitivo da população, porém que reflete, também, uma característica notável no povo brasileiro.
Autor: Alexandre Dinnys Roese

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br