Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Fertilidade e conservação do solo

Uma das características fisiológicas mais notáveis da solução do solo é a sua reação; isto é, se ácida, alcalina ou neutra. Como os microrganismos e os vegetais superiores são demasiadamente sensíveis a seus ambientes químicos, há muito tempo se concede grande realce à reação do solo e aos fatores a ela associados. Em sua rotina de trabalho, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas precisam sempre ter em mente alguns aspectos conceituais da formação de solos ácidos e alcalinos. Alguns deles estão bem explicados no livro Natureza e Propriedade dos Solos de Nyle C. Brady da Universidade de Cornell, EUA. Baseado nele, relembramos aqui alguns conceitos essenciais, bem como os efeitos do manejo da acidez por calagem.
Autor: Sebastião Pires de Moraes Neto
O texto fala do uso e vantagens da adubação verde em cultivo de vivdeira no Vale do São Francisco.
Autor: Clementino Marcos Faria de Batista
A análise do solo, para ser representativa,precisa ter como base uma amostragem muito bem feita da área a ser cultivada
Autor: Clementino Marcos Faria de Batista
Quando o homem cultiva a terra esse equilíbrio pode ser rompido. Para cultivar o solo há necessidade de se remover a vegetação natural e, geralmente, fazer o revolvimento do solo, embora se tenha técnicas, como o sistema de plantio direto, onde essa operação é bastante reduzida. Quando essas operações são realizadas sem o devido cuidado é apressada a remoção das camadas superficiais do solo.
Autor: Henrique de Oliveira
A Embrapa Acre realizou na safra 2004/2005 vários ensaios visando avaliar o potencial agronômico de lodo de curtume na recuperação de áreas degradadas. A pesquisa, ainda em andamento, visa definir critérios para a disposição do lodo gerado no curtume (efluente líquido) de forma que não cause problemas ambientais, mas proporcione benefícios para o local onde é feita a disposição do resíduo.
Autor: Paulo Guilherme Salvador Wad
A eficiência da adubação fosfatada pode estar relacionada ao modo de adubação utilizado. Em geral, as adubações são feitas a lanço, com incorporação do adubo ao solo no sistema convencional, ou na superfície, no sistema plantio direto, ou aplicações no sulco de semeadura, em ambos os sistemas. Há, também, aplicações intermediárias (adubação feita em parte da área, intermediária entre a adubação a lanço, toda a área, e a na linha, concentrada), como, por exemplo, em faixa, em torno da linha de semeadura, que podem propiciar maior eficiência, principalmente em culturas com grande espaçamento entre linhas de semeadura. Diferentes modos de adubação representam diferentes proporções e intensidades de mistura do adubo com o solo.
Autor: Alaerto Luiz Marcolan

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br