Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Plantio direto

Sobre pesquisas para obter alternativas de manejo para espécies de plantas de cobertura do solo, sucessão e/ou rotação com as culturas do milho, feijão caupi, arroz e soja cultivados, em Roraima.
Autor: Roberto Dantas de Medeiros
No Brasil, o sistema de plantio direto na palha foi iniciado na década de 70, principalmente nos Estados do sul do País. Desde então, após inúmeras pesquisas realizadas para solucionar os problemas ligados ao “novo sistema de produção”, a prática passou a ser difundida e utilizada em todo País.
Autores:
Mirian Cristina Gomes Costa
Haron Abrahim Magalhães Xaud
Na busca por uma alternativa viável ao uso do fogo no preparo de áreas de capoeira, a Embrapa, em parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras, iniciou o Projeto Tipitamba. Durante aproximadamente dez anos, as atividades do Tipitamba se concentraram no Estado do Pará. Porém, nos últimos anos, a proposta de trituração de capoeira trazida pelo Tipitamba passou a ser testada nos demais Estados da Amazônia brasileira.
Autores:
Mirian Cristina Gomes Costa
Haron Abrahim Magalhães Xaud
O conceito de plantio direto nos EUA foi introduzido nos anos 60, sendo que no Brasil o Sistema Plantio Direto (SPD) surgiu na década de 70, no Rio Grande do Sul e no Paraná, principalmente nas regiões de Castro e Ponta Grossa. Com a evolução na indústria de máquinas e de herbicidas, a partir do final dos anos 80, houve uma expansão significativa do uso do SPD na Região Sul e mais recentemente, na Região Centro-Oeste.
Autor: Augusto César Pereira Goulart
Entre 2003 e 2004, cerca de 22 milhões de hectares de lavouras de grãos foram cultivados no Brasil sob o Sistema Plantio Direto (SPD). Os dados são da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP). Por enquanto, a maioria das áreas em SPD se concentra no sul e nos Cerrados do país. Mas aos poucos essa técnica começa a conquistar os produtores sergipanos.
Autor: Edson Patto Pacheco
As inovações experimentadas pelos sistemas de produção agropecuária nas regiões de produção intensiva de grãos do Brasil estão claramente relacionadas com a evolução tecnológica dos sistemas de manejo de solo praticados nestas regiões e não apenas dependentes da adoção do sistema plantio direto.
Autor: José Eloir Denardin
O artigo aborda o O Sistema Plantio Direto na Palha (SPD.
Autor: Gilberto R. Cunha

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br