Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 

Pragas e doenças

O artigo mostra dados sobre a produção da banana no mundo e no Brasil e informações sobre a doença Sigatoka Negra e cultivares resistentes.
Autor: Adriano Stephan Nascente
A cercosporiose é uma doença fúngica que vem tornando-se cada vez mais importante na cultura do milho. Conheça um pouco sobre ela.
Autor: Márcio Gomes Squilassi
Cobertura Morta na Lavoura de Café a aplicação de cobertura morta nas entrelinhas da lavoura de café pode proporcionar benefícios ao desenvolvimento do cafeeiro, entretanto esta prática inicialmente fica condicionada na disponibilidade e no custo de formação ou aquisição dos materiais que fazem parte de sua composição. Esses benefícios são resultantes da ação de proteção do solo da erosão pela diminuição do impacto das chuvas e proteção da insolação excessiva amenizando sua temperatura e diminuindo a perda de umidade. Além disso essa cobertura possibilita a redução do nível de infestação das plantas daninhas e o fornecimento de nutrientes originados da decomposição de sua matéria orgânica.
Autor: Julio Cesar Freitas Santos
Cobertura Verde na Lavoura Cafeeira aa aplicação das práticas de controle de pragas, doenças e plantas daninhas do café, têm-se induzido muitas das vezes ao consumo excessivo de defensivos agrícolas, provocando desequilíbrio nos cafeeiros, aumentando os custos de produção e causando prejuízos ao meio ambiente. O controle das plantas daninhas ou plantas infestantes exige atenção o ano inteiro, tanto na época chuvosa como seca, se destacando por exercer influências direta na rentabilidade da cultura, interferindo no nível de produção e afetando seu custo anual.
Autor: Julio Cesar Freitas Santos
Sobre estudos com os inibidores de enzimas digestivas de insetos e sua relação com o controle de pragas. Isso poderá levar a produzir plantas mais resistentes ao ataque das pragas e, conseqüentemente, contribuir para a redução do uso de inseticidas químicos.
Autor: Alberto Luiz Marsaro Júnior
O estudo objetivou avaliar a intensidade de colonização natural de raízes dos citros por fungos micorrízicos em pomares irrigados da região semi-árida do Estado da Bahia, além de estabelecer relações com as combinações copa/porta-enxerto.
Autor: Antonio Alberto Rocha Oliveira
Experimentos de laboratório e campo têm demonstrado a viabilidade do emprego dos métodos de indução de resistência em diversas culturas, como café, cacau, melão, mamão e outros.
Autor: Antonio Alberto Rocha Oliveira
Uma das maiores preocupações dos países importadores de frutas refere-se ao uso de produtos fitossanitários nas lavouras e os níveis de contaminação com resíduos tóxicos que possam fazer mal a saúde.
Autor: Antonio Alberto Rocha Oliveira
O manejo de pragas agrícolas através de agentes biológicos tem crescido nos últimos anos. O uso de fungos têm se mostrado promissor.
Autor: Gustavo Luís Mamoré Martins
Hoje se sabe que as doenças de plantas podem ser de origem biótica, quando causada por patógenos, como fungos, bactérias, nematóides, vírus, viróides, fitoplasmas ou de origem abiótica, quando a causa é deficiência de nutrientes, excesso de umidade e outros fatores ambientais...
Autor: Kátia de Lima Nechet
Uma das soluções para o problema de perdas ocasionadas por pragas em armazéns é o "Manejo Integrado de Pragas na Unidade Armazenadora de Grãos- MIP". O MIP consiste em tratamento preventivo, com base no preparo dos armazéns para receber os grãos.
Autor: Oscar José Smiderle
O uso indisciminado de agroquímicos termina por resultar no aumento de pragas porque acaba desequilibrando o ecosistema das culturas.
Autor: José Adalberto Alencar
O artigo refere-se ao programa MIP Sementes, desenvolvido pela Embrapa Trigo que permite ao produtor de semente evitar, através de diversas técnicas, ataques e danos associados a pragas que se desenvolvem nas sementes e delas se alimentam.
Autor: Irineu Lorini
A compatibilização do cultivo da mangueira com requisitos de ordem econômica, ecológica e social, expressa a necessidade urgente de tecnologias próprias para as condições do Semi-Árido.
Autor: Flávia Rabelo Barbosa
O Brasil é o maior produtor e exportador de café, é responsável por 28% da produção mundial e possui um parque cafeeiro com cerca de 6 bilhões de pés em aproximadamente 2,6 milhões de hectare Nesse contexto, Rondônia ocupa a sexta posição entre os Estados produtores de café e destaca-se por ser o maior produtor de café da Região Norte, com uma produtividade média de 7,77 sacas/ha, segundo dados da SEAPES. Essa produtividade é considerada muito baixa, se comparada à média nacional que está em torno de 80 sacas/ha.
Autores:
José Roberto Vieira Júnior
Cléberson de Freitas Fernandes
A cultura do café está sujeita ao ataque de pragas, que de conformidade com as condições climáticas, sistema de cultivo ou desequilíbrio biológico, pode causar danos consideráveis, prejudicando o desenvolvimento e produção das plantas. Na região amazônica, particularmente em Rondônia, onde o sistema monocultural é predominante, prevalecem condições ambientais com alto potencial de susceptibilidade a pragas habitualmente existentes neste agroecossistema.
Autor: José Nilton Medeiros Costa
O feijão-de-corda [Vigna unguiculata (L.)Walp., subespécie unguiculata], também conhecido como feijão macassar ou caupi, se constitui numa das principais leguminosas cultivadas no Brasil, predominantemente nas Regiões Nordeste e Norte.
Autor: Cléberson de Freitas Fernandes
A Embrapa Roraima está desenvolvendo um projeto que visa identificar os principais insetos que causam danos na cultura da soja nos cerrados de Roraima, bem como os agentes de controle biológico dessas pragas. Dentre os fatores que contribuem para a redução da produtividade da soja no estado é a presença de insetos-praga.
Autor: Alberto Luiz Marsaro Júnior
A Embrapa Roraima está desenvolvendo um projeto que visa identificar os principais insetos que causam danos na cultura do feijão caupi nos cerrados de Roraima, bem como os agentes de controle biológico dessas pragas.
Autor: Alberto Luiz Marsaro Júnior
As inoculações foram efetuadas pela técnica de transferência de discos de colônia do Phytophthora palmivora para ferimentos na superfície de frutos. Os frutos de Sunrise Solo desenvolveram menor área de lesão, indicando maior tolerância desse genótipo ao ataque do patógeno.
Autor: Antonio Alberto Rocha Oliveira
A melancia é uma das alternativas de exploração agrícola em Roraima. Embora seja comercialmente rentável, a produtividade no Estado é baixa. Um dos fatores são os insetos-praga na cultura.
Autor: Alberto Luiz Marsaro Júnior
A Sigatoka negra é atualmente a doença que causa maior impacto negativo na cultura da bananeira, estando presente em todas as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste.
Autor: Bernardo de Almeida Halfeld Vieira
Agentes microbianos utilizados no controle biológico de fitopatógenos.
Autor: Josiane Pacheco Menezes

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Pesquisar artigos

Rank TOP 10

Publique seu artigo!

Artigos recentes!

Artigos A - Z!
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br