Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Brasil que tem dado certo

10/08/2004

:. Do mesmo autor
Qualidade Total no Agronegócio

Mais adubo para o agronegócio

Oportunidades e ameaças da visibilidade

O agronegócio brasileiro recentemente tem sido “marketeado” como o Brasil que dá certo. Também não é para menos. Grande responsável por superávits na balança comercial, um dos poucos setores com crescimento, responsável por melhor distribuição espacial de investimentos, entre inúmeras outras boas notícias.

Quais condições têm sido importantes para tal fato? Política macroeconômica estável, câmbio favorável a exportações, maior volume de crédito privado na produção, geração tecnológica e sua aplicação, modernização da frota de máquinas agrícolas, conjugação de clima, preços internacionais, doenças nos países concorrentes (de “loucuras bovinas” a “resfriados galináceos”).

Mas e aí? Até quando as vacas americanas e européias vão continuar no hospício, o clima na Austrália vai continuar seco, o frango asiático vai ter que tomar aspirina, o câmbio vai continuar favorável e por aí vai? Será que este cenário positivo para o agronegócio nacional é perene?

Em matéria no Valor Econômico de 31/05/2004, o ex-presidente do Banco Central e sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, Gustavo Loyola, chama a atenção para a exagerada importância que se tem dado às políticas macroeconômicas em detrimento da discussão de políticas microeconômicas, incluindo as reformas estruturais.

É óbvio que devemos dar a devida atenção às medidas macroeconômicas, tais como política de juros, cambial, fiscal e metas de inflação. Mas já passou a hora de se trabalhar em políticas claras no campo microeconômico.

Só para citar pela enésima vez, é vergonhosa a distribuição de renda no país. Isto não é assunto importante para o agronegócio? Não devemos nos preocupar com o mercado interno? Aumento de renda tem o poder de aumentar consumo de bens superiores, com maior valor agregado, movimentar as agroindústrias e propagar seus efeitos ao longo das cadeias. É só lembrar o que aconteceu na década passada, quando se freou a hiperinflação, com o frango e o iogurte tornando-se vedetes do “plano real”, sem falar das tvs, videocassetes, etc. Isto movimenta a indústria, o mercado de trabalho e cria círculo virtuoso. Perdemos uma grande oportunidade na época. Perdemos um bonde.

Será que o governo acertou na sua política industrial, favorecendo alguns setores em detrimento de outros? Será que não é mais viável uma política industrial que vise a agregação de valor às commodities nacionais, principalmente uma política “agroindustrial”? O emprego mais barato é o do agronegócio. Não seria o caso de se fazer política industrial aproveitando-se a capacidade instalada e potencial de produção agropecuária? Isto não teria um efeito mais imediato, criando emprego, distribuindo renda, interiorizando investimentos, e sendo capaz de financiar outros setores industriais?

Devemos lembrar o caos de infra-estrutura e os prováveis “apagões”. Apagão florestal, elétrico, de logística...

O agronegócio brasileiro é um show realmente. O produtor tem correspondido, as agroindústrias investem, aplica-se tecnologia de ponta, etc. Mas é preciso mais que isto para dizer de uma vez por todas que este é o Brasil que dá certo. Por enquanto, é o Brasil que tem dado certo.

José Eduardo Ferreira da SilvaEnvie um email!
Diretor de Comercialização - SEAPA - MG

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • Agronegócios
    Oláá... sou estudante do 3º Ano de Administração Geral e minha manografia é sobre agronegócios, se puder me mandar algúns artigos, agradeço muito. Desde já obrigado. Ednéia
    Ednéia - 16/05/07 09:06

  • Projeto Agricula Rio de Janeiro
    Otimo seu artigo, preciso de ajuda para um projeto que será apresentado na conferencia das cidades aqui no RIO. A Baixada Fluminense foi no passado grande produtora de café e laranja. Esta pratica acabou com a falat de visão que vem desde D Pedro I até nosso atual governador. Como ressugir com a agricultura aqui na nossa região, a pergunta deve ser a mais dificil que já te fizeram, mesmo vc não conhecendo a nossa região. Mais a gente precisa começar de algum lugar... LUIS CARLOS MAGALHãES
    Luis Carlos Magalhães - 06/08/05 02:22

  • agronegocios
    ola! tenho mtas informações sobre essa area, sou academica do 5 ano de economia e minha monografia e em agronegocios... se interessar a troca de figurinhas, meu msn é tellaczc@hotmail.com e meu email tela26@bol.com.br
    maristela - 20/07/05 08:29

  • O Brasil sem o Agronegócio.
    Sou estudante do Curso de Administração em Agronegócios e trabalho na área a alguns anos. Venho que pedir que os interessados em participar de um forum sobre o setor que entre em contato. Os artigos disponíveis no site, são de boa qualidade. Peço também que quem puder, me envie material sobre o setor. A idéia do foruma é para abrangência de conhecimento e troca de informações. Aquele grande abraço a todos.
    Sidney - 16/05/05 02:41

  • Brasil que tem que dar certo
    Até quando nossa falida estrutura de transporte terrestre vai aguentar a carga? Será que as PPPs, vão ser realmente implementadas. É uma saida que tem que dar certo.
    Leo Darck da Costa - 12/05/05 14:01

  • Apoio ao Agro.
    Estamos cursando o 1 semestre de Agronegócio na Faculdade Visconde de Cairu, Salvador-BA. Pelo pouco que conhecemos, estamos muito interessadas e com expectativas que este curso dê certo,pois é pouco divulgado.Por isso apoiamos a iniciativa de vcs, e queremos receber informações através de e-mails. Um Abraço.
    Raquel Correia e Sandra Mara - 03/03/05 11:26

  • Agronegócios
    Meu nome é Felippe e sou estudante do ultimo ano de economia e a minha monografia é sobre agronegócios. Se possível gostaria que me enviassem artigos sobre o assunto. Obrigado
    Felippe - 28/02/05 01:07

  • agronegócio
    sou estudante de administração com enfânse no agrnegócio ecada vez mais me apoixono por essa area, acheio o artigo perfeito e gostaria se possivel,vcs pudesse mandar para o meu email alguns desses artigos.não so sobre o agroneg´cio mais tudo que estiver relacionado a essa area.há estou no 5 seemestre etenho uma materia de cadeias produtivas se ttiver algum artigo sobre essa materia me enviem . obrigada e desculpem os eros de digitação.
    jucilene - 26/01/05 00:15

  • Brasil que tem que da certo
    Adorei o site.Mas gostaria de receber imformaçoes sobre previsoes 04/05.E os principais produtos do agronegócio
    Polyane - 18/10/04 16:08

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br