Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Capim milagroso ou planejamento alimentar para o gado?

29/08/2005

:. Do mesmo autor
Confinamento de Cordeiros - uma alternativa na ovinocultura

Pastagens com baixa produtividade, só adubo resolve o problema ?

Grande é a preocupação de vários pesquisadores em relação à utilização das pastagens de forma pouco racional. Os produtores, por sua vez, sempre se mostram insatisfeitos com os capins conhecidos, buscando o tão almejado “capim milagroso”, entretanto, a grande maioria adota práticas de manejo das pastagens que não resultam em melhoria dos índices produtivos.

O manejo inadequado das pastagens traz conseqüências desastrosas à economia das propriedades. Verifica-se redução progressiva na capacidade produtiva das pastagens, até a plena degradação, levando à necessidade de recuperação, que, em geral, encontra o produtor sem recursos, pois o ciclo pobreza dos pastos atinge a economia da atividade, afetando, também, solo, água, gado, além de impactos ao meio ambiente.

A má formação das pastagens, capins não adaptados às condições locais, não reposição dos nutrientes, falta de controle das invasoras e manejo inadequado das pastagens (superpastejo ou pastejo inapropriado) são fatores que abreviam a degradação das pastagens.

É importante saber que a adoção de uma única medida apenas para se tentar melhorar as condições das pastagens não trará os resultados esperados. É imprescindível que sejam tomadas medidas em conjunto, ou mesmo que se siga uma ordem de prioridades, deve-se começar pelo dimensionamento da área efetiva das pastagens; redivisão em pastos menores; adoção de práticas de manejo que dêem ao capim condições de rebrota e desenvolvimento; controle da quantidade de animais para não haver excesso no pastejo; controle eficiente das invasoras; e reposição de nutrientes.

Quando o agricultor vai realizar o plantio de sua lavoura, já sabe que a cultura que vai plantar tem um ciclo de vida, então, faz um planejamento para saber quanto vai gastar e estimar a área que é possível plantar, depois faz um calendário de tratos culturais até a colheita. Ao colher todo o material, invariavelmente, se for seguido todo o cronograma, sem problemas com intempéries e com máquinas bem reguladas, vende ou estoca o que foi produzido, obtendo lucro.

Na pecuária ocorre que, via de regra, o pecuarista não sabe ou não dá a devida importância ao ciclo dos capins, pois não fez o planejamento alimentar para o rebanho, aí, em épocas de menor oferta de pastos, ou pela aquisição de animais, diante de bom preço, acaba por sacrificar parte de suas pastagens. Perde o momento ideal da colheita de seu pasto (pelo animal via pastejo), perdendo em qualidade e quantidade das pastagens, visto que manejou de forma incorreta, o que, caso não tome medidas posteriores, levará à degradação das pastagens em curto intervalo de tempo.

Deve-se entender o manejo das pastagens, como a arte e a ciência de planejar e gerir a utilização da forragem disponível, no intuito de se obter o máximo de produtividade animal, sem prejudicar as plantas forrageiras e o meio que a cerca.

O fator de maior importância que limita a rentabilidade da pecuária é a alimentação. Há estimativas de que 90% dos animais na pecuária brasileira passam por períodos, mesmo que curtos, de insuficiência alimentar.

Com o planejamento alimentar do rebanho feito de maneira correta, o pecuarista obterá ganhos em produtividade animal e dos capins. Em conseqüência terá o aumento do seu lucro e obterá maior eficiência em sua exploração, se não desperdiçar forragens e ofertar quantidades suficientes de alimentos aos animais, para que possam expressar todo o seu potencial.

Cada região possui características próprias de solo e clima, por isso é importante o auxílio de um técnico para o dimensionamento da produção de alimentos e utilização de estratégias tais como: utilização de silagem; de feno; diferimento de pastagens; utilização de adubações e de produção; plantio de forrageiras anuais (milheto, sorgo etc.); utilização da cana-de-açúcar; de resíduos da agricultura (integração lavoura-pecuária); e de resíduos da agroindústria vegetal (farelos, óleos, tortas etc), ou, em regiões de climas favoráveis, apenas o redimensionamento do rebanho em função da forragem produzida durante o ano.

Outras medidas a serem tomadas, dizem respeito ao treinamento, capacitação e valorização da mão-de-obra em todos os níveis, tendo contínua reciclagem, onde o proprietário deverá se incluir, deixando para trás conceitos antigos e profissionalizando sua propriedade.

Ressalta-se que a busca por variedades melhores  e, quem sabe, em futuro próximo, capins geneticamente modificados, que atendam todas as ansiedades dos produtores, ou venham atender a necessidade de rebanhos geneticamente superiores pelo constante aprimoramento genético e pela possível produção comercial de clones de animais  deve ser, e é, uma procura incessante das instituições de pesquisa.

No entanto, o que o produtor pode, deve e necessita fazer para ser competitivo hoje, é aproveitar ao máximo as forrageiras existentes no mercado e as que já possui em sua propriedade, conhecendo suas características, necessidades em reposição de nutrientes e manejo. E para que isso ocorra, é necessário entender as pastagens como cultura tecnificada.

Amaury Burlamaqui BendahanEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRR

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

  • capim estrela
    é certo formar um pasto para equinos com capim estrela e leguminosa, me de uma orientação.
    manuel gomes de souza - 08/11/13 19:29

  • gramafricana
    informação sobre grama africana.
    josealvesrocha - 18/10/12 18:24

  • Capim milagroso
    Concordo com o que disse o Luis em 12-05-2009. Ainda necessitamos de maiores esclarecimentos para tentar mudar uma cultura ou mentalidade de anos. Creio que ninguém queria uma receita de bolo pronto, mas algo mais específico para começar uma mudança gradual seria o ideal. Obrigada
    Délci - 12/01/10 17:37

  • Tipos de capim para gado de corte
    Caros companheiros de agro negocios estou na duvida para plantio de capim em minha propriedade em Brumadinho Minas Gerais, estava pensado de utilizar o capim braquearão para o gado de corte e o provisorio para cavalos, levando em considerão o terreno q um pouco ladeirado já q tenho um grande interesse na formação de uma novas pastagens mas não sei qual o capim ideial para esse plantio, já q tenho vizinhos q compram capins baquearão e receberam de brinde banheara rosinha q é uma praga no pomar de frutas como mexerica pokam q é muito comum na região . Participe do meu cometario para trocarmos ideias e soluções para formação de grupos de ajuda aos produtores agropecuarios !
    Edson Maia - 13/11/09 09:20

  • planta de capim mombaça
    Me mandem um email com uma sugestão de como reformar pasto na pirambeira, tirar a grama mato grosso e plantar a mombaça, e na região onde irá sr plantado contem pedreiras... Aguardo a resposta Liu...
    LIU - 11/11/09 10:54

  • semente de grama estrela
    Gostaria de adiquirir semente de Grama Estrela, mo em Brasilia, qualquer informação pelo E-mail
    joão pereira neto - 04/11/09 06:27

  • semente de grama mato grosso para equinos
    Gostaria de saber o preço da semente, e quanto necessitaria para plantar mais ou menos uns 10.000 metros.
    WILSON REGINATO - 03/11/09 09:42

  • estrela africana
    Queria saber se existe semente de estrela africana
    Ricardo França Pereira - 29/10/09 08:02

  • sementes
    gostaria de saber como consigo a sementes de pastagem para cavalos , como esta estrela africana e queria fazer uma como para fazer uma experiencia em meu sitio.ficando assim muito grato pela suas atenções.(pode mandar alguma resposta por E-mail de possivel, falo de minas Gerais, Itabira.
    walter martins - 15/10/09 09:57

  • grama estrela africana
    O capim estrela africana pode ser plantado para alimentação de cavalos ? Qual o potencial de vitamina da mesma. Grato. Nelci
    NELCI NUNES - 13/10/09 06:15

  • onde comprar semente de capim para equinos
    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES PARA COMPRAR SEMENTES PARA EQUINOS GOSTARIA DE COMPRAR O ESTRELA AFRICANA GOSTARIA DE SABER O PREÇO POR QUILO E QUANTOS QUILOS VÃO POR EQITATE.ARENCIOSAMENTE hercilio2@bol.com.br telefone 43-35281462 rua 7 de setembro 298 wenceslau brazparana cep 84950 000
    HERCILIO JOSE - 06/10/09 08:52

  • onde comprar semente de capim para equinos
    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES PARA COMPRAR SEMENTES PARA EQUINOS GOSTARIA DE COMPRAR O ESTRELA AFRICANA GOSTARIA DE SABER O PREÇO POR QUILO E QUANTOS QUILOS VÃO POR EQITATE.ARENCIOSAMENTE hercilio2@bol.com.br telefone 43-35281462 rua 7 de setembro 298 wenceslau brazparana cep 84950 000
    HERCILIO JOSE - 06/10/09 08:51

  • capim
    qual é o capim q devo plantar para bufalo?qual a epoca .
    helder - 09/09/09 12:14

  • Estrela Africana
    Talvez vá repetir algumas perguntas, ovinos e eqüinos se adaptam a estrela africana e qual a competitividade entre estrela e pragas ela os abafa e os domina ?
    Márcio Viécili - 02/06/09 22:49

  • Capim Estrela Africano/Mombaça/Outro que melhor se adapte.
    Gostaria de saber qual o melhor capim que se adapta muito bem ao sertão do Ceará,(região de Aracoiaba-Ceará). Aonde encontrar semente de boa qualidade com boa % de germinação e bom preço. sem mais, obrigado. Aguardo resposta. Tipo solo: massapê Relevo:Aluvião/Croas
    Armando de Freitas Lima - 25/05/09 08:44

  • Capim Milagroso
    O Artigo tem tudo a ver com os dias atuais diz de forma clara e objetiva a verdade sobre a maioria dos pecuaristas com relação aos cuidados com pasto, mas porém não diz nada de forma clara e objetiva como mudar esta realidade,criticar e facil dificil e mostrar como deve ser feito.
    Luis - 12/05/09 21:03

  • plantio de capim
    Por favor, gotaria de saber qual a melhor especie de capim, para gado de corte, na regiao da caatinga (sertao da Bahia). E qual a conduta que deve ter antes do plantio, em um terreno virgem? Grato, Cristiano Santana Reis
    cristiano reis - 24/03/09 10:27

  • estrela africana eh bom para ovinos?
    olá. alguém pode me dizr se o capim estrela africana eh bom para criação de ovinos e caprinos?
    thiago - 08/01/09 03:48

  • forrageira estrela africana (Cynodon plectostachyum)
    ola. td bem?? queria saber se vc tem alguma informaçoes sobre esta forrageira estrela africana (Cynodon plectostachyum) e se puder me passar estas informaçoes seria de bom uso. obrigado
    Hans Müller - 23/11/08 07:48

  • 100 m2 por ua dia é o suficiente?
    Boa tarde. Suponha que se adote: pastagem ecologica (30 alq.) voisim (respeitando-se as regras básicas) divisão da área em 40 piquetes. um dia por piquete. pela sua experiência, pensa que 100 mt2 por ua é o suficiente? um abraço.
    antonio nunes - 29/09/08 14:49

  • 100 m2 por ua dia é o suficiente?

    antonio nunes - 29/09/08 14:40

  • Pequeno Produtor
    Boa tarde, gostaria de saber como o pequeno produtor gastaria para começar na criação de ovelhas? O que é necessário para se fazer um bom rebanho? Como comercializar a lã, carne...? Qual o tamanho ideal do terreno para se criar ovelhas? Quanto é preciso de ovelhas para se formar um rebanho e começar a comercializa? Por favor responda a este email, ou me indique algum lugar ou site que eu possa obter essas respostas. Obrigada.
    Ziléia Leite - 29/08/08 05:50

  • plantio de pastagem para gado
    gostaria de saber forma de plantio de pastagem para gado, ex: depois da destoca, quantas vezes e passado a grade, em um solo tipo cerrado vermelho, quantas toneladas mais ou menos por ha. devem se colocar de calcario.Obrigado. Anderson Cunha ascfazendas@yahoo.com.br
    Anderson Cunha - 26/02/08 02:22

  • preço do hequitare de pastegem
    Gostaria de sabre quanto custa o preço de um hequitare de pastagem formado na reião do Centroeste?
    Alexandre Vandre Mota - 18/02/08 09:31

  • plantação de capim p/ gado
    tem treis anos que meu marido semeia semente de capim mas nunca teve resultado porque sera gostaria de ter uma resposta.
    maria do carmo - 10/12/07 11:55

  • como planta capim para gado
    como posso planta copim para gado e vende fora do pasto e o custo da platação e etc... muito obrigado espero resposta....... CLAUDIO G R CAVALCANTE DE SIMÕES FILHO BAHIA
    Claudio G R Cavalcante - 12/11/07 14:32

  • pastagem milagrosa
    achei otima a materia sobre pastagens, como deve ser feito para melhor aproveitamento, sen prejudicar a produção do rebanho. obrigado.
    Onésimo Valério - 13/08/06 10:30

  • Re: comentário.
    Caro Mário, Concordo com você, e olha que o mercado já disponibiliza muitos programas, mas infelizmente a grande massa de nossos produtores, não se dispõe a mudar seus sistemas antiquados de controle da produção Amaury Bendahan
    Amaury Burlamaqui Bendahan - 29/05/06 05:18

  • Re: Comentário.
    Muito obrigado
    Amaury Burlamaqui Bendahan - 29/05/06 05:11

  • Comentário.
    Seu texto é muito bom.
    Mário Sérgio - 18/05/06 14:35

  • comentário.
    Úm dos grandes problemas enfrentados pelos pequenos pecuáristas, e até grandes, é o de não produzir números sobre as suas atividades. Assim, não sabem de onde vem, onde estão e nem para onde vão. Muitos deles não sabem quanto investiram na terra,não sabem quantas arrobas tem em determinado momomento. Por isso, não conseguem saber se irão perda ou lucro. Somente criam na espera que Deus ajude. Há se eles conhececem a Estatística.
    Mário Sérgio - 18/05/06 14:34

  • agradecer

    manoel augusto de andrade filh - 14/03/06 20:07

  • capim milagroso
    Pena que quase nínguen ten acesso aeste atipo de enformação, e acaba agredindo o me io ambiete. Parabéns pelo bon comentário
    Hélio Alves Rodrigues - 06/03/06 00:50

  • Comentário sobre forrageiras milagrosas
    Prezado Amaury, parabenizo pelo artigo escrito, vejo que temos em nosso país uma grande varibilidade de espécies forrageiras para os mais variados climas, solos e categorias de animais. Mesmo com tudo isso, como voce coloca as plantas forrageiras não recebem tratamentos como outras culturas convencionais da nossa agricultura. Vejo que temos muito aprender e melhorar nesta atividade, é muito comun na região em que trabalho produtores de gado de leite e corte quando viajam para outras regiões ou estados ao visualizar materiais (forrageiras) bem cultivados querer fazer uso da mesma e não ser bem sucedido. Muitas, nem é problema de adaptação e sim esquecem de manejar utilizar adequadamente a pastagem. Atenciosamente; Eng. Agr. Carlos A. Carpenedo Ijui/RS
    Carlos A. Carpenedo - 18/10/05 11:25

  • :. ARTIGOS RELACIONADOS

    Artigos por assunto

    Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
    Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br