Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Cercas Ecológicas

19/04/2004

:. Do mesmo autor
A pecuária e as pastagens do Pantanal

Potencial do Agronegócio no Pantanal e a Demanda por Tecnologias

Cheia e Seca no Pantanal: Importância das Fazendas

Cercas construídas para manejo de gado em algumas regiões/ecossistemas naturais e de grande biodiversidade, tais como o Pantanal, podem causar impacto negativo sobre algumas espécies de animais silvestres, especialmente os grandes herbívoros, tais como o cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus), o veado mateiro (Mazama americana), o veado campeiro (Ozotocerus bezoarticus) a ema ( Rhea americana) e a anta (Tapirus terrestris).

As peculiaridades da região pantaneira, marcada por secas e cheias, dificultaram a ocupação e interferência antrópica. A prática da pecuária extensiva, favorecida pela riqueza de recursos naturais, vem sendo desenvolvida há séculos.

Para manter esta riqueza em biodiversidade, os produtores desenvolvem uma pecuária extensiva com um mínimo de interferência no ambiente, cujos índices zootécnicos ainda são relativamente baixos. Entretanto, nos últimos anos, vêm crescendo as pressões econômicas para aumento da produtividade, agravando ainda mais os efeitos da redução da capacidade produtiva das fazendas e a descapitalização do setor, acentuado devido à divisão constante das terras, por venda ou herança. Muitas fazendas estão sendo vendidas para fazendeiros e até mesmo para pessoas de outros ramos de atividade, que pouco conhecem a região, colocando em risco a conservação da biodiversidade do Pantanal.

Quando se diz que o homem pantaneiro vem conservando o Pantanal há cerca de 200 anos, não é simplesmente pelo fato dele apenas colocar os bovinos em grandes extensões de terra e deixa-los por conta dos campos naturais. Muitos pensam assim, isto é muito cômodo, mas não é verdade. O homem pantaneiro convivendo na região, aprendeu a respeitar os limites da natureza, fato este que pode ser observado através de pequenas atitudes de manejo, como no simples ato de construir uma cerca.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


José Aníbal Comastri FilhoEnvie um email!
Pesquisador - EMBRAPA/CPAP
Sandra Aparecida SantosEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br