Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Coleção Guias de Convivência Gente e Onças

17/08/2009

O Guia de Convivência Gente e Onças, 2ª Edição e o Guia de Convivencia Gente y Jaguares (em espanhol) abordam a biologia e a ecologia das onças-pintadas, o impacto que elas causam sobre a pecuária por meio de ataques a animais domésticos, e o impacto que nós causamos sobre elas por meio da alteração de seu habitat e da perseguição. Os livros também abordam as razões (ecológicas, econômicas, legais, culturais, emocionais e éticas) para convivermos com as onças e as medidas que devemos tomar para minimizar os problemas que elas nos causam, protegê-las e, desse modo, conviver com elas. Por fim, os livros dão dicas de como encontrar mais informação sobre onças em livros, revistas e internet, onde vê-las em zoológicos e observá-las na natureza, e como fotografá-las, ouví-las, e encontrar, identificar e registrar suas pegadas. Os livros têm também seções dedicadas exclusivamente à onça-parda.

Para cada seção do texto, o ilustrador Ricardo Luciano criou uma figura que expressa graficamente a ideia, de modo que a mensagem seja transmitida de forma eficiente e agradável, até mesmo para quem não é capaz de ler ou não fala português ou espanhol. Os livros são apropriados, portanto, para o público leigo em geral, desde o produtor rural com pouca instrução que enfrenta problemas de depredação por onças até o jovem estudante da cidade grande que quer aprender mais sobre as onças.

Os livros foram revisados pelo veterinário venezuelano Rafael Hoogesteijn, que também fez a tradução da versão em espanhol. As fotos são de Steve Winter (Revista National Geographic). O prefácio da edição em português foi escrito por Peter Crawshaw e o da edição em espanhol por Alan Rabinowitz, Presidente da Fundação Panthera, e Howard Quigley, seu Coordenador de Programas nas Américas. Os livros foram impressos e distribuídos com apoio da Fundação Panthera.

Enquanto os Guias de Convivência atendem aos interesses do público adulto, os livros de atividades Onças: O Que São e Como Vivem e Gente e Onças: Conflito e Convivência foram feitos para informar os mais jovens – pré-adolescentes, em particular – sobre os temas citados acima e conscientizá-los sobre a importância de se conviver com as onças. Os livros têm texto enxuto, figuras para colorir e atividades interativas e lúdicas em cada página, sempre apresentadas pela mascote do Projeto Conviver Gente e Onças, “Sassá, a Onça”. Os livros de atividades estão sendo atualmente testados com alunos de 5ª e 6ª séries de duas escolas públicas rurais de Alta Floresta, no norte do Mato Grosso.

O Guia de Convivência e seus livros de atividades são produtos do Projeto Conviver Gente e Onças. O projeto foi iniciado em 2005 como parte do trabalho de doutorado de Silvio Marchini na Wildlife Conservation Research Unit (WildCRU) da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O trabalho tem a supervisão do Professor David Macdonald, fundador da WildCRU, e é realizado por meio da Fundação Ecológica Cristalino (FEC), de Alta Floresta, com apoio financeiro da Anglo American Brasil, do Instituto HSBC Solidariedade e outros apoiadores.

O Projeto Conviver Gente e Onças tem como ponto de partida a premissa de que existe uma diferença importante entre a ameaça que a onça realmente impõe ao homem e a percepção que temos dessa ameaça; nos conflitos entre gente e grandes carnívoros, a percepção da ameaça é geralmente maior que a evidência. O Projeto Conviver Gente e Onças aborda essa questão por meio das três frentes de pesquisas descritas brevemente a seguir.

Páginas: anterior 1 2 próxima Topo da página


Silvio MarchiniEnvie um email!
Pesquisador - FEC-EdA

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br