Agronline
Página inicial dos artigos
Início
 
Agricultura
 
Agroinformática
 
Desenv. Rural
Economia Rural
 
Pecuária
 
Coleção de Referência da Herpeto e Mastofauna do Pantanal.

17/05/2004

:. Do mesmo autor
Papel da temperatura na vida dos jacarés.

Uso do ultraleve nos estudos do jacaré-do-pantanal

Abate humanitário de crocodilianos

Movimento dos Jacarés no pantanal

Ecologia e Comportamento das Capivaras no Pantanal

Os Jacarés Movem em Grupos?

Importância dos estudos Reprodutivos na conservação dos Jacarés Brasileiros

Uso de Helicóptero nos Estudos de Reprodução do Jacaré-do-Papo Amarelo.

o Jacaré da Serra do Amolar, Pantanal.

Movimentos dos Jacarés em Busca de Alimento.

Estudos das Iguanas no Pantanal

Estudo da dispersão e movimento do jacaré-do-pantanal através das ondas do rádio

A paisagem na visão dos animais

Anurus da Estação Ecológica Nhumirim e do Entorno do Pantanal Sul

Os habitats do jacaré-paguá no entorno do Pantanal

A coleção de referência foi criada pela Embrapa Pantanal com o objetivo central de manter um banco de dados das espécimes de anfíbios, répteis e mamíferos que ocorrem no Pantanal. O acervo de espécimes da fauna busca a identificação e classificação taxonômica das espécies coletadas. Também se destaca na coleção de referência o intuíto de elaborar lista de ocorrência das espécies e relacionar os morfotipos as diferentes condições de habitats da região, ainda mais fornecer subsídios taxonômicos aos estudos ecológicos que vem sendo conduzidos pela Embrapa Pantanal e outras instituições de pesquisa do Pantanal.

A área de amostragem dos exemplares de animais que foram depositados na coleção de referência consta além de toda a extensão da planície, da Estação Ecológica Nhumirim, que tem servido de ponto de partida dos levantamentos e coleta de indivíduos dos três grandes grupos de animais. A Estação criada em 1988, faz parte da Fazenda Nhumirim, propriedade da Embrapa Pantanal, na região do Pantanal da Nhecolândia, Corumbá, MS, vem constituindo ao longo desses anos em um valioso testemunho do ecossistema pantaneiro, e de objeto de pesquisa comparada na busca de subsídios para o desenvolvimento de práticas de preservação e de manejo do Pantanal.

No momento, o acervo conta com 992 exemplares armazenados, sendo 294 de mamíferos, 157 de serpentes, 80 de lagartos e 461 de anfíbios conservados e armazenados em uma sala devidamente preparada nas instalações da Embrapa Pantanal, Corumbá, MS. A coleção está aberta à visitas de pesquisadores e estudantes, para consultas taxonômicas e pesquisas com as espécies alí depositadas. Também, recebemos doações de qualquer material biológico da fauna do Pantanal, nos nossos horários normais de funcionamento. Entretanto, estes materiais deverão ser oriundos de coletas de pesquisadores autorizados pelo IBAMA, e de moradores locais, desde que os animais tenham sido coletados após serem atropelados ou mortos acidentalmente.

Zilca CamposEnvie um email!
Pesquisadora - EMBRAPA/CPAP

  Enviar este artigo por e-mail  Imprimir este artigo  Como citar esse artigo 
:. COMENTÁRIOS
    Clique aqui!  E deixe seu comentário sobre o artigo!

:. ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos por assunto

Administração Agribusiness Agricultura de Precisão Agricultura Familiar Agricultura Urbana Agroecologia e orgânicos Agroindústria Agronegócio Agropecuária Familiar Agropesquisa Alimentação Apicultura Avicultura Boi verde e Pecuária orgânica Bovinocultura Caprinocultura Ciência florestal Climatologia Comércio internacional Comunicação Contaminação de águas Cooperativismo Crédito agrícola Crédito Rural Crise Energética Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Ecologia Educação Exportação Extensão Fauna Silvestre Fertilidade do Solo Fertilidade e conservação do solo Fitopatologia Fitotecnia Forrageiras Fruticultura Genética Horticultura Internet na agricultura Irrigação e Drenagem Marketing Meio ambiente Nutrição animal Ovinocultura Paisagismo Pecuária Leiteira Piscicultura Plantas Daninhas Plantas Medicinais Plantio direto Pragas e doenças Rastreabilidade Animal Sanidade animal Segurança Alimentar Seguro agrícola Sementes Suinocultura Tecnologia Transgênicos Zoonoses
Copyright © 2000 - 2017 Agronline.com.br